Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista Izabela Hendrix avança nos resultados do Enem

Colégio Metodista Izabela Hendrix avança nos resultados do Enem

Colégio Metodista Izabela Hendrix avança nos resultados do Enem

O Colégio Metodista Izabela Hendrix apresentou em 2017 avanços nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em comparação com o ano de 2016. Em 2018, o Colégio espera notas ainda melhores como reflexo das diversas mudanças que ocorreram na matriz curricular do Ensino Médio. Em 2016, o Izabela ocupava a posição 1.865 no ranking nacional e 331 no ranking estadual. Em 2017, o Colégio saltou para a posição 1.383 na esfera nacional e 276 no estado de Minas Gerais.

A posição no ranking é uma somatória das provas objetivas e de redação. A prova objetiva é composta por 180 questões das áreas das ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Já a prova de redação tem a proposta de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema que, em geral, reflete um assunto atual e relevante para a sociedade.

 

Matriz Curricular

Com a intenção de atender melhor à demanda do Enem, o Colégio Izabela Hendriz adotou, desde o início do ano letivo de 2018, medidas que visam preparar os alunos para a prova. A professora e diretora do Colégio, Débora Castanha, explicou as mudanças adotadas. “Este ano fizemos uma mudança na matriz curricular que contempla a ampliação do número de aulas de língua portuguesa nas turmas do Ensino Médio, a inclusão da Iniciação Científica no currículo escolar, incluímos também o Programa de Atualidades, que é focado nas ciências humanas, e estamos trabalhando a produção textual desde o 2º ano do Ensino Fundamental”, explicou.

No programa de Iniciação Científica, os alunos desenvolvem um projeto usando os conceitos aprendidos em sala de aula
No programa de Iniciação Científica, os alunos apresentam um trabalho escrito e desenvolvem um projeto com base nos conceitos aprendidos em sala de aula. A professora Débora explicou o objetivo da iniciativa. “Com os projetos de iniciação científica os alunos precisam colocar a mão na massa para entender os conceitos. É preciso pensar que o Enem não é só conteúdo teórico e o desafio é trabalhar esse aprendizado de forma interdisciplinar”, afirmou.

O programa de Atualidades tem como principal objetivo fazer com que os alunos sejam capazes de construir e ampliar o repertório sobre as mais diversas questões. Através de filmes e livros os estudantes são motivados a fazer leituras históricas, filosóficas e sociológicas dos conteúdos que estão sendo discutidos.

Para Débora, as mudanças no currículo escolar do Colégio reforçam o objetivo da instituição de formar alunos capazes de entender que o conteúdo aprendido em sala de aula tem sentido na vida cotidiana. “Nós estamos inseridos em um espaço de Educação Metodista em que a aprendizagem é concebida como algo mais amplo que uma disciplina. Reforçamos sempre com os professores que eles precisam usar metodologias ativas no trabalho pedagógico para incentivar que os alunos pesquisem mais, leiam mais e que venham para a sala de aula não em uma posição de só receber informação, mas que ele já traga perguntas e que tenha curiosidade e interesse no conteúdo”, explicou.

Outro diferencial do Colégio Izabela Hendrix é o ensino de língua inglesa desde a educação infantil. “Hoje o Izabela é um centro certificador de Cambridge, trabalhamos com intercâmbios virtuais para alunos do Ensino Médio e Fundamental e programas de intercâmbio presencial para alunos no Ensino Médio. Além disso, desde a Educação Infantil, trabalhamos a metodologia CLIL, que consiste em ensinar a língua inglesa a partir de situações do cotidiano, da tecnologia, da arte, música e literatura”, acrescentou Débora.

Missão e Valores

Ação do Dia do Coração aquecido no Izabela Hendrix

A maneira de se trabalhar os conteúdos pedagógicos em sala de aula refletem a missão e os valores cristãos defendidos pelo Colégio Izabela Hendrix. A professora Débora Castanha explicou como essa missão é trabalhada no dia a dia com os alunos. “Ao mesmo tempo em que estamos em um cenário de competitividade para uma prova como o Enem, não descuidamos em momento nenhum de uma formação integral, no sentido de uma formação com valores. Mesmo que exista uma competitividade muito grande, o respeito não pode ser deixado de lado, de ser falado”, explicou.

Ainda nesse sentido, os valores cristãos são trabalhados para que além de bons alunos, os estudantes do Izabela sejam cidadãos de bem. “Buscamos mostrar a importância de se olhar o outro como extensão de si próprio e trazer fortemente com eles os valores do reino de Deus, que são valores de justiça, de amor, de respeito e de equidade. Além das habilidades cognitivas, a gente trabalha com a formação das habilidades sociais e emocionais que estão em acordo com a proposta da Educação Metodista”, reforçou a professora Débora.

Todos os anos, no dia 24 de maio, o Instituto Izabela Hendrix promove o Dia do Coração Aquecido, uma comemoração iniciada por John Wesley, organizador do movimento metodista, no século XVIII, que neste mesmo dia teve um profundo encontro com Deus e a convicção de como era importante praticar amor a todas as pessoas, indistintamente.

Infraestrutura

Situado à Rua Espírito Santo, no bairro Lourdes, na região centro-sul de Belo Horizonte, o Colégio Metodista Izabela Hendrix conta com localização e estruturas privilegiadas. Em relação à infraestrutura, por estar junto ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, os alunos têm a oportunidade de usufruir dos espaços do campus no cotidiano escolar. Atualmente, o colégio conta com nove laboratórios de Ciências para a prática semanal de atividades.

Além disso, o Colégio conta com uma sala de metodologias ativas, laboratórios de informática, laboratórios de ciências, sala de leitura, sala de jogos, e também da Praça da Liberdade que proporciona um ambiente rico de aprendizagem.

Para conhecer melhor o Colégio Metodista Izabela Hendrix acesse: http://colegio.izabelahendrix.edu.br/

O Colégio Metodista Izabela Hendrix realizará o Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano de 2019. Os interessados poderão se inscrever no período de 16 de julho a 23 de agosto de 2018. Para saber mais clique aqui.