Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê de Ética em Pesquisa seleciona professor para função de relator

Comitê de Ética em Pesquisa seleciona professor para função de relator

por luan.matias — publicado 14/08/2017 13h56, última modificação 14/08/2017 14h17

Confira o edital de seleção
Acesse a carta de abertura do edital

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix está com inscrições abertas, até o dia 28 de agosto de 2017, para professores interessados em trabalhar voluntariamente como relator do grupo. Docentes das áreas de biociências, humanas exatas e tecnologia podem participar do processo seletivo.

A inscrição deve ser feita por meio do envio de uma carta de interesse e o Currículo Lattes digitalizado para o e-mail . Uma banca examinadora composta pelo colegiado do CEP será responsável pela seleção.

Sobre o
Comitê

O Comitê de Ética é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras. De acordo com estas diretrizes: “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”.

As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do
pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

A função de relator

O relator é um membro do Comitê de Ética que recebe a incumbência de estudar uma questão ou analisar um protocolo de pesquisa e de apresentar aos seus colegas um relatório que permita ampla discussão dos aspectos éticos e metodológicos envolvidos e na tomada de decisão pelo colegiado.