Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunicado da reitoria à comunidade acadêmica

Comunicado da reitoria à comunidade acadêmica

por Admin publicado 06/04/2020 12h47, última modificação 06/04/2020 14h40

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Belo Horizonte (MG), 06 de abril de 2020 – Edição 4

Tempos de Distanciamento Social – COVID-19

À comunidade acadêmica,

Chegamos à terceira semana do distanciamento social motivado pelo enfrentamento ao COVID-19. Nossos votos são que vocês e seus familiares estejam seguros/as, na proteção do seu lar, com boa saúde e disposição.

Queremos manifestar nosso agradecimento pelo empenho e dedicação de cada um/a de vocês.A capacidade que tiveram de migrar para as aulas remotas e atividades mediadas em ambiente virtual de aprendizagem está fazendo diferença positiva na vida dos/as alunos/as e de suas famílias.

Estamos imersos num clima de insegurança inédito em nosso país e no mundo, que pode causar transtornos físicos e mentais, tanto hoje quanto em momento posterior. O medo persistente e a mudança brusca da rotina se somam à experiência angustiante, para alguns, do isolamento, com efeitos diferentes nas pessoas e especial criticidade entre jovens em formação.

Manter a oferta online das aulas teóricas é um sinal de compromisso ético e profissional, por ofertar aos discentes a possibilidade de cumprirem o calendário acadêmico da melhor forma possível. Vai além disso, pois ajuda a fortalecer o emocional dos/as estudantes, fator fundamental para permitir que superem essa crise instalada. O professor e a professora são heróis e heroínas dentro desse contexto de excepcionalidade. O apoio incondicional dos setores administrativos nessa empreitada também tem sido de especial destaque.

Sabemos que as aulas remotas pedem um novo planejamento didático-pedagógico, inclusive pela necessidade de registros mais pormenorizados, o que nos permitirá cumprir com as normas estabelecidas pelo Ministério de Educação durante a crise COVID-19..

Chamamos a atenção para as amplas possibilidades de adoção de recursos educacionais digitais que oferecem material didático em múltiplos formatos. Algo que trará benefícios também às aulas presenciais. Sugerimos a leitura do estudo “Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais”, disponibilizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Estamos na Semana Santa. Não teremos atividades acadêmicas nos feriados, dias 09 e 10/04/2020. Celebrar a mais importante data da cristandade pedirá criatividade, pois aos cristãos praticantes não há possibilidade de se dirigirem a um templo ou participarem de aglomerações.

Vamos proporcionar aos estudantes tudo que pudermos para que tenham um pouco mais de paz nesse tempo, com nosso cuidado em preparar as melhores aulas, ótimos planos de estudo e demonstrarmos nossa solidariedade – mesmo distantes fisicamente.

Finalmente, chamo a atenção de vocês para a Campanha “Educação Mais Forte”, que publicou um manifesto assinado por 17 entidades representativas do setor educacional, documento que ressalta a importância da união de todos durante a situação gerada pela pandemia do novo coronavírus para encontrar soluções e atender os alunos de acordo com suas reais necessidades ou dificuldades.

Há uma preocupante a tentativa de se legislar sobre preços de mensalidades, sendo que os custos das instituições educacionais permanecem majoritariamente os mesmos. O setor educacional constata que os impactos econômicos produzidos pela pandemia já estão gerando graves dificuldades financeiras a boa parte de seus alunos.

Manter a oferta das melhores aulas demonstra o compromisso da Instituição em superar a crise causada pelo COVID-19. Juntos vamos superar e sair melhores dessa situação atual.

Tomo a liberdade de compartilhar um versículo bíblico para sua reflexão.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7.

#ficaemcasa

Luciano Sathler