Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conferência dos cursos de Engenharia fala sobre desafios da profissão por meio de experiências de alunos egressos

por josiane.dutra publicado 18/12/2020 19h08, última modificação 21/12/2020 19h06

A Feira de Profissões do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix reuniu, no dia 11 de novembro, alunos egressos dos cursos de Engenharia e professores para uma conversa sobre os desafios da profissão, as perspectivas de mercado e apresentar mais sobre o curso para novos alunos e interessados.

A professora Patrícia Elizabeth foi quem mediou o bate-papo com os egressos Francielli Souza, líder de produção na FIAT, Israel Figuiredo, técnico de projetos na BHTRANS, Witan Silva, Diretor Nacional da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e Thalita Costa, Engenheira Civil na NEOCASA.

Durante a conferência, cada ex-aluno contou sobre sua experiência profissional, sua formação, e como o Izabela Hendrix contribuiu na carreira. "Acho que um diferencial é ter aula com profissionais atuantes no mercado e não só professores. Uma coisa é passar uma disciplina teórica e outra coisa é  passar uma visão realística do que é indústria, mercado, governo.”, completou Witan, que falou também sobre a liberdade criativa no desenvolvimento de projetos e no crescimento profissional agregado a isso.

A partir das experiências pessoais, os participantes comentaram sobre a realidade dos estudantes, as dificuldades que são encontradas no mercado de trabalho e a resiliência necessária para alcançar novos patamares. Também aconselharam sobre como pensar além da sala de aula e conviver dentro da realidade da profissão, mesmo sem retorno financeiro. “Eu falo com muitos alunos meus, que se você quiser fazer o básico, o medíocre, você sempre vai ter aquela vida básica. O que eu falo é tente fazer um pouco a mais, esse pouco a mais retorna muito pra gente", observou Patrícia.

Fracielli Souza relatou como o tratamento no ambiente acadêmico foi importante para a profissional que é hoje: "Eu nunca fui tratada como aluna e, sim, como profissional desde o primeiro período. A liberdade e a criatividade nos meus projetos, a forma como eu fui liderada, isso hoje resume nos resultados como profissional, tanto no meu trabalho tanto com as pessoas, por que antes de tudo somos seres humanos.”

Cada convidado falou ainda sobre o momento atual, pontuando os desafios encontrados no caminho profissional, a posição no mercado de trabalho, seus projetos e as perspectivas para o futuro.

Assista ao encontro na íntegra: