Convênio entre o Izabela Hendrix e as prefeituras de BH, Betim e Contagem é tema de discussão em workshop
No dia 3 de maio, o Grupo de Tarefa sobre Cooperação Sul-Sul (GT-CSS) e a Universidade de Antioquia (Colômbia) realizaram uma reunião de trabalho para discutir a cooperação Brasil-Haiti e, mais especificamente, o programa: "Contagem, Betim e BH: Um belo horizonte para o Haiti Programa de Formação de Jovens Lideranças Haitianas". O evento, que aconteceu na prefeitura de Belo Horizonte, também contou com as presenças de representantes do Instituto Metodista Izabela Hendrix, da Haiti Global Vision Ministries (HGVM) e estudantes haitianos, além de outros envolvidos no programa.
O GT-CSS, com apoio de instituições acadêmicas de países em desenvolvimento, identifica e documenta boas práticas de cooperação no contexto da eficácia da ajuda, objetivando informar o processo de tomada de decisões e o desenho de políticas, bem como gerar recomendações. Por meio de um trabalho analítico, o GT-CSS identificou quinze programas em todo o mundo para serem estudados. O convênio firmado no ano passado entre o Instituto Metodista Izabela Hendrix e as prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Contagem que possibilitou o ingresso dos estudantes haitianos do Izabela Hendrix no programa de estágios das prefeituras foi o único escolhido do Brasil. O tema será tratado no 4º Fórum de Alto Nível sobre Eficácia da Ajuda, que acontecerá em novembro, na Coreia.
O Encontro foi marcado por trocas de perspectivas e experiências entre os representantes das instituições, visando a possibilidade do convênio se tornar modelo de atuação horizontal, participativa e sustentável dos municípios brasileiros no processo de reconstrução do Haiti.
Para conferir fotos do evento, clique AQUI.