Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenador do curso de Música do Izabela participará de congresso sobre aplicações de linguagem R

Coordenador do curso de Música do Izabela participará de congresso sobre aplicações de linguagem R

por bob.villela — publicado 01/04/2016 11h33, última modificação 01/04/2016 11h38
Evento será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro


O professor Neylson Crepalde, coordenador do curso de Música do Izabela Hendrix, realiza pesquisas que contemplam as áreas de sociologia da arte, sociologia da música e sociologia econômica. Graças à excelência do trabalho que desempenha, o docente participará, entre os dias 13 e 15 de abril, do I Congresso de Aplicações de R em Administração. A linguagem R é utilizada no desenvolvimento de softwares de estatística e análise de dados.

Durante o evento, Neylson – que também atua como maestro, cantor e pianista – apresentará o artigo intitulado O desempenho dos alunos dos cursos de Música no Enade 2014. O trabalho foi aprovado sem modificações. Leia o resumo abaixo:


"Os dados do Enade são uma informação valiosa para o gestor educacional no processo decisório da administração do curso de ensino superior. Diversos métodos estatísticos são conhecidos para realizar esse tipo de análise. Pretendo exemplificar neste trabalho como o uso dos chamados Modelos Hierárquicos Multinível apresenta resultados bastante confiáveis no contexto educacional. Para tanto, a partir dos microdados do Enade 2014, elaborei um modelo linear para todos os cursos, outro somente para o curso de licenciatura em música e um terceiro modelo multinível também para os alunos de música. O estudo aponta que as IES têm um efeito sobre a nota geral que assume variação de mais de 8.5 pontos. Discuto ainda que nesse contexto, as variáveis mais promissoras para investimentos do gestor acadêmico são a extensão universitária e a infraestrutura. Além destas, destaco o efeito proeminente das variáveis bolsas de PROUNI integral, bolsas de monitoria, ensino de língua estrangeira, disponibilidade do professor para atender fora do horário de aula e acompanhamento constante do estágio obrigatório." 


Para saber mais informações sobre o congresso, acesse o site do evento.