Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Agroecologia da Metodista de Minas será destaque em Seminário Nacional

Curso de Agroecologia da Metodista de Minas será destaque em Seminário Nacional

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 07/08/2009 05h00, última modificação 15/12/2015 16h17

A sustentabilidade é um dos principais temas em pauta no mundo. Cada vez mais, recursos são investidos em pesquisas voltadas para a criação de tecnologias que não agridam o meio ambiente. Neste contexto, é preciso também pensar técnicas agrícolas sustentáveis, que possam contribuir para a geração de emprego e renda, além de garantir a preservação ecológica.

A Metodista de Minas – Izabela Hendrix é inovadora nesta área. Aliando ensino, pesquisa e extensão, desde 2007 oportuniza a jovens de uma das áreas mais carentes da região metropolitana de Belo Horizonte o ensino gratuito, com foco na agricultura sustentável. É o curso técnico em Agroecologia, ministrado na unidade Fazendinha, em Roça Grande (Sabará). Com a proposta de valorizar a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região, o curso beneficia centenas de jovens, proporcionando a eles a melhoria da qualidade de vida.

O trabalho desenvolvido pela Metodista de Minas na Fazendinha já é referência em todo o país. Recentemente, o curso de Agroecologia foi selecionado para participar de um processo nacional de sistematização de experiências de construção do conhecimento em Agroecológico. Na região sudeste, somente 12 projetos foram escolhidos.

O 3º Seminário Nacional sobre Construção do Conhecimento Agroecológico (SNCCA), que será realizado conjuntamente ao 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia e o 2º Congresso Latinoamericano de Agroecologia, em Curitiba (PR), acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro.