Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Ciências Biológicas e SOS Mata Atlântica realizam evento Observando os Rios em BH

por bob.villela — publicado 11/11/2016 15h09, última modificação 11/11/2016 15h09
Projeto visa a mobilizar comunidades em torno da qualidade das águas

O Programa de Divulgação e Intercâmbio Científico (ProDic), do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em parceria com a fundação SOS Mata Atlântica, promoverá o evento Observando os Rios em BH. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontecerá no dia 18 de novembro, na Sala Multimídia 1 do campus Praça da Liberdade.

O Observando os Rios é uma iniciativa da SOS Mata Atlântica que acontece em vários estados brasileiros. Seu objetivo é reunir as comunidades e sensibilizá-las em torno da qualidade da água de rios, córregos e riachos próximos aos lugares onde vivem. Durante o evento os participantes receberão kits de análises para verificar o Índice de Qualidade da Água (IQA) – baseado na resolução do Conama 357 –, a fim de que eles possam entender como está a situação em sua localidade. “Além de emancipar as comunidades para que elas saibam a qualidade da água que estão usando, o projeto procura capacitar estudantes das áreas de ciências biológicas e ambiental para ajudarem a população a conhecer esses rios”, explica Danielle Péres Marciano, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

Segundo Danielle, os estudantes de Ciências Biológicas assumiram um compromisso com a SOS Mata Atlântica para que o projeto tenha continuidade. “Periodicamente, os alunos irão analisar a qualidade das águas, no aspecto microbiológico e quanto às características físicas ou químicas”, destaca. “Essa parceria, para nossos alunos, dentro da área de microbiologia é fantástica, uma complementação da formação. Para a sociedade é um ganho imenso”, celebra.

Acesse a peça de divulgação e saiba mais sobre o evento

Sobre o projeto

O Observando os Rios surgiu de uma campanha em 1991, em prol da recuperação do rio Tietê, que nasce em São Paulo e cuja foz fica no Paraná. O projeto reúne dados da qualidade da água e é um importante instrumento de acompanhamento de despoluição de rios. O monitoramento é feito por meio de ferramentas de gestão e bancos de dados que permitem que voluntários de vários estados enviem e compartilhem informações sobre a qualidade da água de diversos rios e mananciais.

Saiba mais sobre o projeto

Sobre a SOS Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua na proteção e na restauração da Mata Atlântica. A fundação realiza projetos nas áreas de monitoramento da floresta, campanhas sobre o meio ambiente, proteção do mar e da costa, melhorias das leis ambientais e apoio a reservas e unidades de conservação.