Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Enfermagem apóia a campanha de prevenção da doença renal

Curso de Enfermagem apóia a campanha de prevenção da doença renal

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 03/10/2008 05h00, última modificação 15/12/2015 16h16

O curso de Enfermagem da Metodista de Minas – Izabela Hendrix participa da campanha de prevenção da doença renal. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia e o Instituto de Terapia Renal, situado em Belo Horizonte, serão realizadas duas palestras no próximo dia 12, das 10h30 às 11h30 e das 19h às 20h, para toda a comunidade da instituição. Os eventos acontecerão na Capela do Campus Praça da Liberdade – Rua da Bahia, 2020.

Segundo Jaqueline Guimarães, coordenadora do curso de Enfermagem da Metodista de Minas, a insuficiência renal crônica significa perda das funções dos rins. A única solução para que tem a doença é o tratamento: conservador, hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. Ela afirma que o grande objetivo de ações como essas é prevenir e diagnosticar precocemente a doença, facilitando a todos(as) o acesso a informações sobre suas manifestações e ressaltando o seu caráter "silencioso".

De acordo com Guimarães, a pessoa pode ter uma doença nos rins e não saber, de modo que a realização de exames periódicos pode ser a única forma de detectá-la. Ela conta também que esses procedimentos são mais necessários quando a pessoa é diabética, hipertensa ou tem parentes com essas doenças ou com insuficiência renal.

Participe!