Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso do Izabela Hendrix oferece capacitação em Políticas Públicas para extensionistas

por rodrigo.melo — publicado 29/08/2016 17h09, última modificação 02/09/2016 16h03
Inscrições estão abertas até 8 de setembro

A busca pela excelência de seu projeto pedagógico é uma prática constante e cotidiana no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atento às movimentações das atividades acadêmicas de alunos e professores, o aprimoramento das ações é sempre um objetivo. E é a partir desses elementos que a instituição preparou mais uma novidade.

Nos últimos três anos, observou-se um aumento considerável do número de alunos participantes de projetos de extensão. No período, a quantidade de estudantes envolvidos nas atividades dobrou e, ao todo, mais de mil discentes estiveram ativos nas iniciativas desenvolvidas pela instituição. Ao observar os dados, a Pró-reitoria Acadêmica e a Coordenação de Extensão Universitária do Izabela Hendrix idealizaram um curso voltado aos extensionistas.

A concepção do Curso de Capacitação de Extensionistas em Políticas Públicas passa pela necessidade de qualificar as práticas envolvidas nas atividades, especialmente nas ações que dialogam com temas como elaboração de projetos sociais, cidadania, políticas públicas e democracia. O objetivo é habilitar alunos, professores, além de atores sociais de associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, pastorais, entre outros públicos, para a participação em questões de interesse público e a atuação como agentes multiplicadores de conhecimento.

A iniciativa tem como intuito principal servir como auxílio às práticas que atuam em favor do acesso à educação e à informação e estar alinhada ao regimento da Extensão Universitária e do Plano Nacional de Desenvolvimento Institucional (PDI), que apontam para a necessidade do debate sobre direitos sociais e políticas públicas como um direito inalienável da população.

Inscrições

O curso tem 50 vagas disponíveis. Os interessados em participar devem fazer inscrição por meio do e-mail extensao@izabelahendrix.edu.br até o dia 8 de setembro.

Programação

A carga horária total do curso será de 15 horas e aulas ocorrerão entre 9h e 12h. Confira o cronograma:

10/09 - Aula 1
Tema: Extensão Universitária e as Políticas Públicas: elementos históricos e atuais, objetivos e desafios

A história da extensão universitária; extensão universitária e movimentos sociais; constituição federal de 88, LDB e a institucionalização da extensão e outros marcos legais; Políticas Públicas, Questão Social e os desafios atuais da Extensão Universitária.

Responsável: Professor Renato Fontes - Assistente Social, mestre e doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/PUC MG; Coordenador da Extensão Universitária e professor dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores do CEUNIH

17/09 – Aula 2
Tema: Direitos Humanos e sua efetividade

Direitos humanos e uma perspectiva crítica: Quem são os humanos dos direitos? Efetividade dos direitos humanos: Das necessidades Humanas aos Direitos. Direitos Humanos e Fundamentais: Da abstração das normas constitucionais e Internacionais à concretização dos Direitos por meio de agendas e políticas públicas, ações da Sociedade Civil e Projetos de Extensão, por que não?! O “Primado do Direito” e o “curto-circuito histórico”: o excesso de judicialização como forma de acesso aos Direitos Sociais.

Responsável: Professora Giselle Cruz - Advogada, mestre e doutoranda em Direito pela UFMG; Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos do CEUNIH e professora do curso de Direito

24/09 – Aula 3
Tema: Direitos das Crianças e Adolescentes e as Políticas Públicas

Panorama histórico dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Estudo da doutrina da proteção integral e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Análise do sistema de garantia dos direitos e da atual política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Responsável: Professor Manuel Muñoz - Psicólogo, mestre e doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo-RS; Professor de diversos cursos do CEUNIH

01/10 – Aula 4
Tema: Direito à Cidade e as Política Públicas

O Direito à Cidade enquanto conceito; a formulação de políticas públicas aplicáveis ao direito à cidade; participação comunitária no processo de planejamento urbano e regional; os Estatutos da Cidade, da Metrópole e demais instrumentos normativos aplicáveis ao tema.

Responsável: Professor Leandro Aguiar - Arquiteto & Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG; Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do CEUNIH

08/10 – Aula 5
Tema: Saúde e as Políticas Públicas

Estudo dos modelos assistenciais em saúde e da evolução política da saúde no Brasil. Construção do atual cenário em saúde no Brasil. Discutir a evolução política da saúde no Brasil, seus avanços e seus desafios atuais.

Responsável: Professor Evandro Queiroz - Enfermeiro, mestre e doutor em Enfermagem pela UFMG; Coordenador dos Núcleos de Biociências e Gestão Social e Humanidades