Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos do Izabela realizam apresentação de trabalho sobre Violência contra a mulher

por Isabela Carvalho publicado 04/07/2019 17h54, última modificação 04/07/2019 18h10

Os cursos de Direito e Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveram, no dia 18 de junho, uma apresentação do trabalho interdisciplinar sobre a Violência contra a mulher e a ODS n° 5 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O professor dos cursos de Direito e Teologia, Renato Fontes, contou como o projeto interdisciplinar contribui para uma visão mais crítica dos alunos. “O evento é um trabalho da disciplina ‘Projeto Interdisciplinar’, dos cursos de Direito e Teologia. As atividades são espaços de diálogos com a sociedade propostas dentro da temática da disciplina, que garantem aos estudantes um aprofundamento mais crítico da realidade. É uma perspectiva de ver o conteúdo na prática, contando com os discentes como protagonistas”, explicou.

A professora do curso de Direito, Luciana Calado, falou sobre a importância do trabalho. “O Izabela Hendrix, tem como objetivo educar e qualificar pessoas para serem profissionais capazes de atuar na transformação da sociedade. Nesse sentido, todas as atividades propostas para os alunos do curso de Direito, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão, tem como propósito encorajar o olhar crítico para desempenhar as diversas carreiras jurídicas de modo competente e sensível às questões sociais”, disse.

O coordenador do curso de Teologia, professor Antônio Carlos Ferrarezi, contou sobre a relevância do tema no campo da Teologia. “O curso de Teologia se sentiu honrado em participar e colaborar na reflexão e análise do tema. Para os estudantes de Teologia do primeiro período, iniciando sua caminhada nos estudos bíblicos, pastorais e teológicos, é de extrema importância desenvolver desde já uma sensibilidade para o tema, bem como uma visão crítica sobre os problemas e desafios na luta pelo respeito à dignidade e aos direitos da Mulher, e a igualdade de gênero”, comentou.

Debate

O evento contou com a participação da estudante de Psicologia Núbia Oliveira, que é integrante da casa de Referência da Mulher Tina Martins e da pedagoga Luciana Lorenzi, representante do Cio da Terra – Coletivo de Mulheres Migrantes.

A palestrante Núbia Oliveira, falou sobre a importância do tema. “A temática do evento é sobre a violência contra as mulheres e eu acho interessante a iniciativa dos cursos de Teologia e Direito ao propor o diálogo, porque no nosso país a violência é quase institucionalizada. As nossas instituições têm limitações muito grandes que impedem que o problema da violência contra as mulheres seja efetivamente resolvido, mitigado ou amenizado”, disse.

A pedagoga Luciana Lorenzi, falou sobre o trabalho que é feito no coletivo CIO da Terra. “O CIO da Terra é um coletivo de mulheres imigrantes que atua em Belo Horizonte há mais de dois anos. Vou apresentar um pouco do coletivo, quem nós somos, o que fazemos e o que a gente construiu até aqui. Além disso, vou compartilhar relatos de mulheres que foram atendidas por mim e que estão em primeira pessoa, mas foram construídos a partir dessa vivência”, comentou.

O evento foi aberto a todos os cursos do Izabela Hendrix e atraiu estudantes de outros cursos da Instituição.

registrado em: ,