Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos realizam ações para promoção da saúde

Cursos realizam ações para promoção da saúde

Cursos realizam ações para promoção da saúde

Os cursos de saúde do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram, no dia 5 de abril, uma ação de extensão para celebrar o Dia Mundial da Saúde. A ação, que envolveu os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, teve o objetivo conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a saúde.

A psicóloga do Centro Universitário, Débora Menezes, falou sobre a participação do curso de Psicologia na ação. “O curso está participando do Dia Mundial da Saúde porque a gente quer dar destaque para o cuidado com a saúde mental, que às vezes é negligenciado. A gente tem campanhas específicas, mas nada como somar esforços com outros cursos. Muitos distúrbios psicológicos têm sintomas também clínicos como taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese. Estamos dando destaque para a saúde mental como um cuidado integral”, disse.

A professora dos cursos de saúde, Adriana Tristão, comentou sobre a realização do evento e a participação do público externo. “Nesse evento a gente teve a idea de integrar os cursos da saúde e estamos trabalhando com a extensão, levando um pouco de conhecimento pra comunidade enquanto o alunado aprende.  Conseguimos inserir o público externo no sentido de conscientizar e informar sobre os cuidados com a saúde”, falou.  

Segundo a professora do curso de Fonoaudiologia, Marisa Viana, o evento permitiu que os alunos praticassem seus conhecimentos. “Os alunos tiveram a oportunidade de exercitar o contato com a comunidade e o paciente, além de usar o conhecimento recebido na academia para beneficiar as pessoas do entorno. Contribui para a visibilidade da instituição, para a comunidade e com a prática dos alunos”, contou.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia, Caminha Cunha Neves, o evento é muito importante para os alunos e para a comunidade. “É uma oportunidade de os alunos trabalharem com a extensão levando conhecimento para a comunidade. Oferecemos um serviço de prevenção a doenças ligadas ao tabagismo principalmente doenças respiratórias e doenças cardíacas”, disse.

Segundo a professora do curso de Fisioterapia, Raquel Guimarães o evento possibilita auxílio aos participantes e aprendizado aos discentes. “Promovemos a conscientização de que a saúde tem que começar como modelo. Acho que quando os alunos participam, eles acabam conscientizando a si próprios e sendo modelo para outras pessoas. Ações como essa fogem um pouco da teoria da sala de aula e os estudantes tem a oportunidade de lidar com o publico de uma forma diferente e ampliam seus conhecimentos”, explicou.

A ação foi realizada na Portaria Principal do Centro Universitário e ofereceu atendimentos de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, educação em saúde, sobre prevenção das doenças relacionadas ao tabaco, estímulo à cessação do tabagismo, orientações sobre saúde vocal, além de infor