Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

por rodrigo.melo — publicado 18/10/2016 12h46, última modificação 18/10/2016 13h09
Alexandre Magrineli dos Reis será representante da região sudeste na União Brasileira da Advocacia Ambiental
Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

Entre os dias 6 e 7 de outubro, advogados da área de Direito Ambiental de todo o país se reuniram para anunciar o lançamento da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA).

A nova associação foi divulgada em seminário realizado no Auditório da Advocacia Geral da União (AGU), em São Paulo. O evento também celebrou os 35 anos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6938/81). “A UBAA é um importante marco para a advocacia ambiental brasileira e para as discussões jurídicas em torno do Direito Ambiental”, afirma Alexandre Magrineli dos Reis, professor do curso de Direito no Centro Universitário Izabela Hendrix.

O encontro teve conferência inaugural realizada por Eros Grau, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordou as relações entre Direito Econômico e Ambiental na Constituição da República. A programação também reuniu outros expoentes da área para tratar de temas relevantes como código florestal, licenciamento ambiental, entre outros.

A UBAA pretende servir como espaço para discussões e reflexões acerca do Direito Ambiental, além de ser um instrumento de atuação na defesa dos interesses da área e apoio a advogados e professores engajados nas questões do setor. Com mais de 200 membros já em sua fundação, entre os quais grandes juristas do país, a associação também tem o intuito de contribuir para uma aplicação mais adequada e justa da legislação ambiental.

Representante do Izabela Hendrix no seminário de fundação da União Brasileira da Advocacia Ambiental, Alexandre Magrineli dos Reis também foi eleito para a primeira diretoria da entidade e será representante da região sudeste. “Muito me alegra, pela grande responsabilidade e confiança depositadas pelos então presentes no evento”, revela.

No cargo, o professor tem como objetivo fomentar as questões ambientais na região sudeste. “Pretendo estreitar as relações do Izabela Hendrix com a entidade por meio de parcerias e eventos”, diz. “Espero também impulsionar as relações com outras áreas de conhecimento e levar as disciplinas de Direito e legislação ambiental para outros cursos universitários”, completa.