Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

Alexandre Magrineli dos Reis será representante da região sudeste na União Brasileira da Advocacia Ambiental
Docente participa de fundação de associação nacional de Direito Ambiental

Entre os dias 6 e 7 de outubro, advogados da área de Direito Ambiental de todo o país se reuniram para anunciar o lançamento da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA).

A nova associação foi divulgada em seminário realizado no Auditório da Advocacia Geral da União (AGU), em São Paulo. O evento também celebrou os 35 anos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6938/81). “A UBAA é um importante marco para a advocacia ambiental brasileira e para as discussões jurídicas em torno do Direito Ambiental”, afirma Alexandre Magrineli dos Reis, professor do curso de Direito no Centro Universitário Izabela Hendrix.

O encontro teve conferência inaugural realizada por Eros Grau, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordou as relações entre Direito Econômico e Ambiental na Constituição da República. A programação também reuniu outros expoentes da área para tratar de temas relevantes como código florestal, licenciamento ambiental, entre outros.

A UBAA pretende servir como espaço para discussões e reflexões acerca do Direito Ambiental, além de ser um instrumento de atuação na defesa dos interesses da área e apoio a advogados e professores engajados nas questões do setor. Com mais de 200 membros já em sua fundação, entre os quais grandes juristas do país, a associação também tem o intuito de contribuir para uma aplicação mais adequada e justa da legislação ambiental.

Representante do Izabela Hendrix no seminário de fundação da União Brasileira da Advocacia Ambiental, Alexandre Magrineli dos Reis também foi eleito para a primeira diretoria da entidade e será representante da região sudeste. “Muito me alegra, pela grande responsabilidade e confiança depositadas pelos então presentes no evento”, revela.

No cargo, o professor tem como objetivo fomentar as questões ambientais na região sudeste. “Pretendo estreitar as relações do Izabela Hendrix com a entidade por meio de parcerias e eventos”, diz. “Espero também impulsionar as relações com outras áreas de conhecimento e levar as disciplinas de Direito e legislação ambiental para outros cursos universitários”, completa.