Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doenças sexualmente transmissíveis são tema de visita técnica ao Izabela Hendrix

por Jeferson Tavares publicado 15/06/2018 18h05, última modificação 15/06/2018 18h23

Nesta última quarta-feira (13), o Projeto de Extensão em Saúde Coletiva do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix recebeu uma visita técnica dos alunos da Utramig, que conheceram os laboratórios de anatomia, citologia e análises clínicas e participaram de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis no laboratório de multimídia 01. As professoras Nayara Aquino, Rafaela Oliveira e o biomédico Alexandre Enes ficaram a cargo das aulas demonstrativas durante toda a programação.

A visita começou nos laboratórios do Núcleo de Biociências do Izabela Hendrix, onde os discentes tiveram contato com equipamentos e maquinários. Os sistemas circulatório e reprodutor foram tema da apresentação feita pela professora Nayara no laboratório de anatomia. Em seguida, a coordenadora do curso de Biomedicina Rafaela Oliveira explicou sobre o exame de Papanicolau, realizado em mulheres para a prevenção do câncer de útero. Alexandre Enes encerrou a visita com uma aula descontraída voltada para as células de defesa do corpo. Após a demonstração, os alunos fizeram uso dos microscópios para observar as células apresentadas pelo biomédico.

Para finalizar, os estudantes assistiram a uma palestra oferecida pelo Projeto de Extensão que foi pensada pelas coordenadoras Nayara e Rafaela, em parceria com a professora responsável da Utramig, Maria Regina, que organiza a visita de seis turmas ao CEUNIH. Todas as palestras e visitas têm temas diferentes de acordo com a necessidade dos alunos.

“O objetivo do Projeto de Extensão em Saúde Coletiva dos cursos de Biomedicina e Enfermagem é divulgar informação para a população e as escolas, convidando alunos de outras instituições para conhecer as instalações do Izabela”, explica Nayara Aquino. Rafaela Oliveira acredita que trazer alunos de fora faz com que eles conheçam a vivência do centro universitário. "A partir do momento em que um aluno se propõe a ir em outra instituição isso gera troca de conhecimentos e possibilita uma melhor formação dos futuros profissionais da área”, afirmou.

Deivison Fernandes, aluno convidado da Utramig, disse que essa oportunidade é uma experiência que enriquece e completa a vida acadêmica. "É muito legal, agrega conhecimento na área que cada um quer atuar”, pontuou.

Sendo uma instituição de formação técnica é importante registrar que muitos de seus alunos são menores de idade e a visita representa uma chance para que os discentes possam tirar suas dúvidas e conhecer o ambiente acadêmico de uma universidade.

Veja mais fotos da visita (passe o mouse sobre a foto).

Utramig - 13/06