Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ecossistema de Inovação de BH é tema de debate no Izabela Hendrix

Ecossistema de Inovação de BH é tema de debate no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 11/09/2018 20h24, última modificação 11/09/2018 20h24
Ecossistema de Inovação de BH é tema de debate no Izabela Hendrix
Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveram, no dia 10 de setembro, uma palestra com o tema "O que é o Ecossistema de Inovação de BH? Conhecendo o caminho das pedras", com a palestrante Luana Freitas. O evento teve como objetivo apresentar o panorama da aceleração de projetos e desenvolvimento de tecnologias inovadoras na região. Além de discutir um tema bastante atual, a palestra marcou a comemoração do Dia do Administrador (9 de setembro) e o Dia do Contador (22 de setembro).

Na palestra Luana Freitas, que é formada em Psicologia e faz parte do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Belo Horizonte, explicou sobre os quadrantes do ecossistema de BH e como isso ajuda na hora de escolher em que área atuar. “A ideia é ajudar os alunos saberem por onde começar a procurar. Acho que tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, às vezes, a gente não sabe por onde começar, qual o player principal de ação. Vou apresentar os principais players para eles saberem onde se inspirar, como procurar e por onde começar”, explicou.

Sobre a iniciativa do Izabela Hendrix de discutir o tema com os alunos de Administração e Ciências Contábeis, Luana afirmou que é de extrema importância falar de inovação e empreendedorismo na faculdade. “Falar desse assunto é uma atitude simples que amplia muito a visão dos alunos. Às vezes um contato com o tema faz que eles mudem toda a construção de carreira, todo o percurso na faculdade”, disse. E acrescentou: “quero que entendam que o universo é muito maior que a própria graduação. E o Izabela Hendrix chancelar isso, mostra que sabe que o futuro é diferente. É um processo de grande inovação”, finalizou Luana.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Norma Saraiva, a atividade é um espaço para que os alunos ampliem o olhar para novas possibilidades. “O evento é uma oportunidade para que os alunos não fiquem somente voltados para a área técnica. Por isso, pensamos em um tema que iria agregar valor para eles em termos de ecossistema e inovação, além de ampliar o olhar dentro da área”, explicou.

O professor Silas Rocha, coordenador do curso de Administração, falou sobre a importância de se criar conexões entre empresas e pessoas para fortalecer o ecossistema de inovação. “Pensar o ecossistema é saber se a minha empresa pode estar conectada com outras. A ideia é criar conexões ou parcerias para que as empresas possam crescer juntas. Trouxemos essa discussão para os estudantes para que eles possam entender que a empresa que eles vão gerenciar ou fazer a contabilidade pode vislumbrar novas oportunidades”, finalizou.

Música

E por falar em conexões, como uma alternativa para promover um ambiente descontraído no evento e favorecer a interação entre os cursos, os professores Norma e Silas, convidaram os alunos do curso de Música do Izabela Hendrix, Dorothy Ferreira e Gustavo para uma apresentação antes da palestra.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Ecossistema e inovação