Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas

Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas

por Cinara Patrícia publicado 18/10/2021 11h56, última modificação 22/10/2021 17h27
Barbara Nobre faz sua terceira participação na mostra que vai até o dia 31 de outubro
Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas
Imagens: Henrique Queiroga

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Barbara Nobre, está participando da 26ª edição da CASACOR Minas. Barbara assina o projeto Casa Voktum, um espaço integrado que utiliza a transparência do vidro para manter uma conexão entre o morador e o ambiente externo, por meio do céu e o verde dos jardins.

O tema central desta edição é “A Casa Original”. De acordo com o site da CasaCor, “a temática provoca uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, buscando na ancestralidade e na simplicidade o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro”.

Eles ainda informam que o conceito surgiu antes da pandemia, e com ela veio a necessidade de ressignificação  da relação com a casa, abrindo espaço para o morar, no dias atuais e daqui para frente.

Barbara Nobre atua há 10 anos desenvolvendo projetos e consultorias para ambientes residenciais e corporativos, atendendo clientes nacionais e internacionais. Além da formação em Arquitetura, também é formada em Designer de Produto e de Interiores.

Confira entrevista com a arquiteta Barbara Nobre, onde ela fala mais do projeto, do seu tempo de graduação e a importância do Izabela Hendrix em sua formação.

Qual foi sua inspiração para a criação da Casa Voktum e como o nome se relaciona com o ambiente criado por você?

Devido à pandemia, ficamos enclausurados em casa por muito tempo. Minha inspiração foi trazer um "respiro" arquitetônico para o morador. Queria uma casa ampla, fluida, leve que permitisse que seu morador não se sentisse preso entrando em casa. Por isso a integração com a natureza através da transparência das fachadas e teto, e com a utilização de elementos naturais dentro da casa.

O ambiente recebe o nome por causa do mobiliário utilizado que é todo da empresa Voktum, a empresa utiliza bastante elementos naturais como a madeira Teca, couro e palha.

Essa não é sua primeira participação na CasaCor, como é voltar e o que transformou em seu trabalho?

Voltar ao Palácio pós-pandemia me fez valorizar ainda mais os jardins e a paisagem do entorno. A arquitetura passa a ser coadjuvante e o ser humano e a natureza ganham papel principal! Uma confirmação de que projetos não podem ser pautados apenas em aspectos estéticos.

Como você se olha profissionalmente quando pensa em você lá trás estudante do Izabela Hendrix?

O Izabela Hendrix e cada profissional que fez parte da minha formação, também fazem parte da minha história e da profissional que venho me tornando. Olho pra trás com saudade e orgulho de ter essa Instituição em meu currículo.

Pode compartilhar alguma lembrança do seu tempo de estudante de Arquitetura?

Acredito que os desafios das matérias de Ateliê, os estudos, croquis e pesquisas que envolviam projetos "fictícios" voltam  sempre à memória quando começo a desenvolver um novo projeto.

Hoje, quando vou a uma galeria, sempre me lembro das minhas aulas de história da arte, aulas que pareciam eternas em algumas sextas à noite, mas que hoje voltam com tudo quando me deparo emocionada diante de uma obra de arte.

E, a importância do Izabela Hendrix em sua formação.

Lembro que quando optei por transferir para o Izabela Hendrix, o que mais me motivou foi a segurança de estar vinculando meu currículo a uma Instituição com tanta tradição e confiança. E, hoje, me orgulho de levar sempre o Izabela em minha formação, pois durante os anos que estive lá, só confirmei que fiz a melhor escolha!

A 26ª CASACOR Minas acontece até o dia 31 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. As visitas deverão ser agendadas em horário fixo, visando controle de acesso do público. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.

casacor.jpg   Casacor2.jpeg

Casacor1.jpeg   casacor6.jpeg