Egressa do Izabela apresenta trabalho no 14° Encontro Mineiro de Biomedicina
Jéssica Silqueira Hickson Rios, ex-aluna do curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, apresentou seu trabalho “Identificação de variantes em alvos farmacológicos do Praziquantel e potenciais alvos para novas drogas esquistossomicidas” no XIV Encontro Mineiro de Biomedicina (EMBM).
O evento, organizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi realizado em Uberaba, Minas Gerais, entre 19 e 21 de maio. As apresentações abordaram temas importantes e inovadores como a bioinformática, atuação do biomédico na veterinária e perfusão extracorpórea.
Jéssica explica que seu trabalho teve como objetivo “avaliar a conservação da sequência nucleotídica de genes relacionados à ação do Praziquantel e candidatos a alvo de novas drogas para tratamento da esquistossomose mansônica. A investigação foi baseada na suposição de que a conservação de sequência é um requisito fundamental para que um alvo farmacêutico seja promissor”.
A biomédica ressalta a importância da participação em eventos como esse, tanto por parte de alunos, quanto profissionais: “O Encontro Mineiro de Biomedicina fornece informações sobre áreas da biomedicina promissoras. Também permite a comunicação entre os participantes e promotores do evento para discutir dúvidas a respeito da profissão do biomédico e é importante para a divulgação de trabalhos de pesquisa. De modo geral, os congressos são ambientes para a troca de experiências entre os participantes e construção de novas ideias”.
A egressa do Izabela é Mestre em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Tecnologia da Informação Aplicada a Biologia Computacional pela Faculdade Promove de Tecnologia. Em 2015, Jéssica teve o artigo “Prevalence and incidence of parvovirus B19 infection in children with sickle cell disease: the impact of viral infection in acute clinical events” publicado na revista “Journal of Medical Virology”.