Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Elimine focos do mosquito Aedes Aegypti! Veja as dicas da Casa de Cuidados do Izabela Hendrix

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 12/11/2015 07h00, última modificação 19/02/2016 16h37

Além de poder ocasionar a dengue e a febre Chikungunya, o aedes aegypti pode transmitir também o zika vírus!

Aedes aegypti é um mosquito que gosta de viver perto do homem, em regiões urbanas. Para se reproduzir, as fêmeas procuram locais com água parada e limpa para desovar. O ovo, que mede aproximadamente 1 mm de comprimento, é depositado nas paredes internas dos criadouros, próximos à superfície da água. O desenvolvimento do embrião é concluído em 48 horas, em condições favoráveis de umidade e temperatura.

Contudo, do desenvolvimento embrionário à eclosão, os ovos podem resistir a longos períodos, de até 450 dias! Este período varia segundo diversos critérios, como o clima: a resistência é menor em locais mais quentes e secos. Essa capacidade de resistência dos ovos evidencia a necessidade do combate continuado aos criadouros. A infestação por Aedes aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a reprodução do mosquito.

Uma fêmea do A. aegypti pode dar origem a 1.500 mosquitos durante sua vida, que podem colocar em risco a saúde da população não só porque podem levar a dengue, mas também a febre Chikungunya e o zika vírus, este último podendo causar microcefalia. Assim, todo cuidado é pouco e os esforços devem se concentrar na eliminação de focos do vetor, o que depende, sobretudo, do empenho a população. Assim, faça sua parte!

Além disso, proteja-se. O uso de calça comprida e meias está indicado, pois o Aedes aegypti pica as pessoas preferencialmente nas pernas e nos pés. Ele tem rejeição à claridade e é atraído pelo calor, por isso tem preferência por tecidos escuros. No entanto, as picadas também podem ocorrer em outras partes do corpo, mesmo que a pessoa esteja protegida por roupas. O uso de repelentes também está indicado inclusive em mulheres grávidas.

Elimine possíveis criadouros do mosquito, para que ele não circule.

Casa de Cuidados do Izabela Hendrix