Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudante do Izabela Hendrix é destaque nos Jogos Universitários Mineiros e representará a Instituição em competições nacional e sul-americana

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 18/08/2014 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Disputar cinco provas de natação, obtendo quatro recordes e a classificação para as fases brasileira e sul-americana da modalidade. Esse foi o feito do estudante Virgílio Cotoski Pacheco Maia – aluno do 10º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Izabela Hendrix – nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) 2014. A competição foi realizada no dia 19 de julho, na cidade de Viçosa.

Virgílio venceu quatro das cinco provas em que competiu: 50m costas, 100m costas, 200m costas e 100m borboleta. Na quinta prova, os 200m medley, ficou com o 2º lugar em uma disputa emocionante pela primeira posição, decidida nos últimos metros. Ainda assim foi considerado o atleta mais eficiente da competição, e obteve o índice para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão realizados juntamente com o Sul-americano da modalidade, entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, em Aracajú – Sergipe. O estudante representará o Izabela Hendrix e o Estado de Minas Gerais nos jogos nacionais, e integrará a seleção brasileira universitária na disputa dos jogos sul-americanos.

Bastante feliz e motivado com a oportunidade, Virgílio espera conseguir resultados melhores que os do ano passado, quando terminou em quarto lugar nos 50m costas, 100m costas e 200m costas. "Neste ano estamos com um cronograma bem definido, que alterna momentos de treinamento e descanso. Certamente chegarei em melhores condições de disputa do que no ano passado", comenta.

Carreira vencedora

O sucesso de Virgílio Cotoski nas piscinas não aconteceu da noite para o dia. O estudante do Izabela Hendrix começou a se dedicar à natação aos 9 anos de idade, em um clube de Lagoa Santa, cidade onde mora. Alguns anos depois iniciou sua trajetória em Belo Horizonte, passando por importantes equipes da capital mineira, como o Clube Atlético Mineiro, o Minas Tênis Clube e atualmente o Mackenzie Esporte Clube, onde está há quase 4 anos. Virgílio já disputou competições estaduais e nacionais, sendo campeão mineiro em várias oportunidades nas provas de 50m costas, 100m costas e 200m costas – suas especialidades. Além dessas modalidades, o atleta disputará os 100m borboleta e os 200m medley nos Jogos Universitários Brasileiros e no Sul-Americano, este último concorrendo com atletas de países como Bolívia, Chile e Argentina.