Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes de Direito e Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix realizam visita a Brasília

por Isabela Carvalho publicado 05/12/2018 12h25, última modificação 10/12/2018 14h25

Os acadêmicos dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram, no mês de outubro, uma visita a Brasília, no Distrito Federal. A viagem foi organizada pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJURIH) da Instituição.

A visita foi coordenada pelas professoras Carine Diniz, do curso de Direito, e Carolina Albuquerque de Moraes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e contou com a participação dos professores Luciana Calado (Direito) e Fábio Abreu (Arquitetura e Urbanismo).

Em conjunto os cursos visitaram o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Procuradoria Geral da Republica (PGR), Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Catedral de Brasília e a Praça dos Três Poderes, com o objetivo de mostrar a interdisciplinaridade dos cursos.

Os acadêmicos de Direito realizaram visita ao Congresso Nacional do Brasil, ocasião em que foram recebidos pelo Senador Cristovam Buarque e discutiram questões sobre o atual cenário político; visitaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde conheceram a história da instituição e o processo democrático brasileiro;  o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF); o Supremo Tribunal Federal (STF); o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty- MRE).

Os acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo realizaram visita a Universidade de Brasília (UnB) com o objetivo de entender o processo de criação da UnB e a historia dos edifícios; Asa Norte; Superquadra 308 Sul - Quadra Modelo da Construção de Brasília; Igrejinha Nossa Senhora de Fátima; Santuário Dom Bosco; Shopping Popular de Brasília; Rodoviária Interestadual de Brasília com o objetivo de conhecer o eixo monumental do Plano Piloto; e realizaram uma caminhada pelo bairro Águas Claras.

A professora Carine Diniz explicou a importância da visita para os estudantes do curso de Direito. “Ter acesso direto ao que acontece, como funcionam, quais os procedimentos das instituições federais aproxima os alunos desse universo jurídico. Na capital federal estão concentrados os órgãos públicos e os alunos tiveram a oportunidade de visitar e ver como funcionam”, finalizou.

A professora Carolina Albuquerque ressaltou que a viagem proporciona aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo uma oportunidade de fomentar o conhecimento. “Agrega muito ao curso, os alunos criam repertório, além de terem uma visão real do local, que é diferente dos livros, além de se atentarem para a noção de escala que é muito importante. Outro aspecto importante é que Brasília é um exemplo de arquitetura mundial, com construções de arquitetos e urbanistas renomados como Oscar Niemeyer, João Figueiras Lima (Lelé) e Lúcio Costa. Além disso, tiveram a oportunidade de estudar o projeto da cidade e viver a experiência de uma viagem como essa”, pontuou.

A viagem foi realizada em parceria com os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Itaúna/MG.

Veja mais fotos da viagem (passe o mouse sobre a foto):

Visita a Brasília