Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Feliz Dia do(a) Técnico-Administrativo(a)

Feliz Dia do(a) Técnico-Administrativo(a)

por Admin publicado 15/10/2020 09h16, última modificação 15/10/2020 09h16
Feliz Dia do(a) Técnico-Administrativo(a)

"Eis que saiu o semeador a semear" Marcos 4.3

O ano de 2020 entrou de forma definitiva para a história da humanidade por causa da pandemia de Covid-19 que se espalhou pelo mundo. Toda sociedade se adaptou e adquiriu novos hábitos sanitários de higiene pessoal e coletiva.

Após o período inicial de quarentena e reclusão social na maioria das comunidades e cidades, profissionais da agricultura, da indústria, do comércio e prestadores de serviços retornaram às suas atividades gradativamente respeitando as restrições impostas pelos governantes.

Muitos paradigmas foram quebrados neste período, especialmente, na área da educação. Com a suspensão das aulas presenciais, a maioria das escolas, faculdades e universidades iniciou aulas de forma remota, por meio de aplicativos e meios digitais de comunicação.

O papel dos professores/as, educadores/as, e funcionários/as técnico-administrativos/as foi imprescindível e fundamental no processo educacional de adaptação do chamado “novo normal”. Mesmo com algumas limitações iniciais ou certa inexperiência, os profissionais operadores da educação mostraram seu real valor e deram continuidade ao projeto pedagógico iniciado no ano letivo de 2020.

Chegamos em meados de outubro convictos de que o retorno das aulas presenciais depende da vacinação da população. Acompanhamos, também, com certa preocupação e temor, as dificuldades advindas da diminuição dos índices da economia e aumento do desemprego que permeia toda sociedade.

Porém, é tempo de exaltar e parabenizar os professores/as e funcionários/as técnicos-administrativos/as por ocasião do seu dia - 15 de outubro. A escola, a faculdade e a universidade existem graças aos seus profissionais e alunos/as. Após comemorar o Dia das Crianças, é preciso prestar a justa homenagem aos profissionais, cujas vidas foram dedicadas ao cuidado e educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos que serão futuros cidadãos e profissionais que atuarão na sociedade civil organizada.

Os Evangelhos destacam o papel preponderante de Jesus na condição de pedagogo e mestre. No Evangelho de Marcos, capítulo quatro, temos o relato da Parábola do Semeador: "Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele (...) Eis saiu o semeador a semear …" (Marcos 4.1;3)

Jesus Cristo vivenciou sua tarefa ministerial e pedagógica de diversas maneiras, sinalizando o amor como a maior premissa da sua vida e ensinamentos. A exemplo desta parábola, os professores(as) seguem diariamente lançando as "sementes" na expectativa de que parte delas "caia em boa terra, vinga e cresça produzindo frutos a trinta, a sessenta e a cem, por um" (Marcos 4.8).

A Pastoral Escolar e Universitária valoriza e parabeniza os professores/as e funcionários/as técnico-administrativos, por ocasião do seu dia. Pela primeira vez na sua história, a Pastoral acompanha as ações e atividades curriculares e extracurriculares de forma remota. Esta realidade trouxe algumas limitações, especialmente no acompanhamento presencial de pessoas enfermas ou de conforto nos casos de falecimento de colegas e/ou familiares em luto.

No entanto, por meio de telefonemas, mensagens, podcasts, devocionais, aconselhamento em grupo e cultos, com auxílio das mídias digitais, temos acompanhado as ações e demais atividades, conforme a agenda e calendários escolares.

Portanto, a palavra oportuna é de reconhecimento e gratidão. As mudanças que desejamos na sociedade só ocorrerão por meio da educação. Aliada a esta premissa, temos a fé em Deus como nosso baluarte e razão de existir. Por isso, agradecemos a Deus pela vida dos professores/as, educadores/as e funcionários/as das Instituições Metodistas de Ensino.

Que Deus os/as abençoe, bem como suas respectivas famílias. Parabéns! Recebam um abraço em nome de toda Equipe Pastoral.

Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar e Universitária do Instituto Metodista de Ensino Superior