Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fonoaudiologia dá orientações sobre uso da voz

Fonoaudiologia dá orientações sobre uso da voz

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 04/10/2008 05h00, última modificação 15/12/2015 16h16
Dia Mundial da Voz

O recurso da fala é um dos mais usados e, muitas vezes, pouco cuidado ou esquecido. Para lembrar a importância da voz, o curso de Fonoaudiologia do Izabela Hendrix – Metodista de Minas promove uma série de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Voz. As atividades organizadas pelo curso serão realizadas nos dias 15 e de abril, marcando a Semana da Voz 2008.

O objetivo, segundo os organizadores, é despertar a atenção da comunidade para importância da voz e da manutenção da sua saúde vocal. Serão realizadas palestras de orientações e aconselhamento sobre a saúde vocal, voltada a professores da rede particular de ensino de Minas Gerais e aberto à população em geral.

Dias 15 e 16 de abril, às 10h, 14h e 19h, no Centro de Convivência do Sindicato dos Professores de Minas Gerais – Sinpro/MG (rua Tupinambás, 179, no Centro, na antiga sede do sindicato). As palestras são gratuitas e não é necessário fazer inscrições.

Oficinas de voz em parceria com o Sinpro/MG
Além deste evento, o curso de Fonoaudiologia realiza, em parceria com o Sinpro/MG, o projeto Oficina da Voz, todas as terças-feiras, a partir das 10h, no auditório do sindicato, em Belo Horizonte. A oficina oferece aos educadores orientações e atendimentos na área de fonoaudiologia. O professor poderá obter auxílio especializado para prevenção, avaliação e diagnóstico de distúrbios relacionados ao uso da voz.

A iniciativa consta de convênio firmado, em março, entre a entidade de classe e o Instituto Metodista Isabela Hendrix. De acordo com a coordenadoria de Fonoaudiologia do Instituto, é fundamental que o principal instrumento de trabalho do professor -a voz - receba um tratamento especial, principalmente no que diz respeito à prevenção, pois o uso inadequado e excessivo das cordas vocais pode causar danos irreversíveis.

Serão abertas 20 vagas por oficina, sendo 15 para professores sindicalizados e 5 para não-sindicalizados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3115-3043.