Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fórum de Enfermagem propõe reflexão sobre qualidade e humanização

Fórum de Enfermagem propõe reflexão sobre qualidade e humanização

por Isabela Carvalho publicado 27/05/2019 16h19, última modificação 27/05/2019 18h56
Fórum de Enfermagem propõe reflexão sobre qualidade e humanização

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, nos dias 14 e 15 de maio, o II Fórum de Enfermagem. O evento, que discutiu o tema “Os desafios da Enfermagem para a prática com qualidade e humanização”, reuniu profissionais da área e alunos de todos os períodos do curso.

 A Coordenadora do curso de Enfermagem, professora Miriam Ribeiro, falou sobre a finalidade do evento. “No dia 12 de maio é comemorado o dia do enfermeiro e estamos realizando o fórum em alusão à data. Nosso objetivo é falar sobre a humanização nas práticas realizadas dentro da enfermagem, promovendo mais qualidade e humanização do trabalho”, comentou.

Humanização do parto

A professora Miriam Ribeiro falou sobre a importância da humanização do parto, que foi o assunto discutido no primeiro dia de evento. “Oenfermeiro obstetra está à frente do parto humanizado e, discutir o tema, é extremamente importante para nossos alunos. O objetivo do curso é formar profissionais de excelência, que prezam pela segurança do paciente, mas sem perder a essência que é o cuidado e a humanização”, explicou.

A enfermeira obstetra e neonatologista, Vanessa Aveline, falou sobre a importância do tema para os alunos. “A pessoas têm a falsa impressão que esse é um assunto que diz respeito apenas às mulheres, mas é algo que deve ser discutido coletivamente pela sociedade. A partir do momento que olhamos com respeito para o nascimento e tratamos de uma forma não- violenta, começamos a mudar toda uma estrutura social”, pontuou.

Currículo Lattes

O segundo dia de Fórum debateu sobre a importância do Currículo Lattes na academia. A palestrante, Cláudia Barbosa, explicou como os estudantes podem montar bom currículo na plataforma.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Miriam Ribeiro, falou sobre a importância da palestra. “O tema é importante para que nosso estudante entenda que o Currículo Lattes é importante para a pesquisa e qualquer espaço relacionado à academia irá solicitar que o estudante apresente o currículo”, explicou.

A bióloga, mestre em Bioinformática e doutoranda na Santa Casa, Cláudia Barbosa, deu dicas sobre como preencher corretamente o Currículo Lattes e a importância dele na vida acadêmica. “O Lattes é importante para todos os acadêmicos, principalmente para aqueles que querem seguir carreira educacional, fazer mestrado, doutorado e até mesmo na iniciação científica durante a graduação. Ele é importante porque é exigido como forma de avaliação para ingressar em alguns cursos. É importante ter o currículo bem feito e atualizado para pleitear bolsas no CNPq e Fapemig, por exemplo”, explicou.

O Fórum de Enfermagem contou ainda com palestras sobre a judicialização da saúde, o exercício da enfermagem no século 21 e segurança do paciente.

registrado em: