Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Haitianos graduados no Izabela Hendrix recebem homenagem das Prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Contagem

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 02/08/2012 05h00, última modificação 15/12/2015 16h17

Oito haitianos do Programa de Capacitação para Jovens de Países em Reconstrução do Izabela Hendrix - que se graduaram ao final de 2011 - receberam, no dia 2 de fevereiro, uma homenagem das Prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Contagem. O evento aconteceu durante a 11ª edição do Projeto "Café com o Mundo", em que foram apresentados também os resultados da missão de diagnóstico do trânsito da região de Porto Príncipe, no Haiti. As atividades aconteceram na Prefeitura de Belo Horizonte.

O grupo de haitianos chegou ao Brasil no final de 2007, e obteve bolsa integral nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Nutrição. Durante a graduação, os recém-formados também participaram do Programa "Contagem, Betim e BH: Um belo horizonte para o Haiti". Por meio deste convênio, alunos haitianos do Izabela Hendrix fazem estágios nas prefeituras das três cidades e recebem treinamentos sobre gestão de cidades.

O objetivo dos programas é formar lideranças que irão multiplicar o que aprenderam no Brasil, a fim de contribuir na reorganização e reconstrução do Haiti. De acordo com Berlin Rene, recém-formado no curso de Administração, o objetivo foi alcançado. "Completar os quatro anos de estudo foi um longo trabalho. Agora estou pronto para enfrentar uma nova etapa da minha vida, e trabalhar para o crescimento do meu país", ressalta. Segundo outro recém-formado, o biomédico Isaac Etienne, a formação e o conhecimento adquirido servirão como ferramenta básica para transformar a história de sua família no Haiti, e, consequentemente, a do país.

Para conferir as fotos da homenagem, clique AQUI.