Você está aqui: Página Inicial / Notícias / I Fórum de coordenadores debate estratégias didáticas

I Fórum de coordenadores debate estratégias didáticas

por Isabela Carvalho publicado 02/04/2019 16h42, última modificação 04/04/2019 16h00
I Fórum de coordenadores debate estratégias didáticas

Com o objetivo de discutir as possibilidades de abordagem didático-pedagógica, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 14 de março, o I Fórum de Coordenadores.

O evento contou com as palestras “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Inserção curricular”, ministrada pelo professor Dr. Luciano Sathler e pela professora Luciana Calado, e com a palestra “Possibilidades de atividades para Curricularização nas disciplinas” conduzida pelo professor Renato Barbosa Fontes.

O Assessor de Ensino de Graduação e organizador do evento, professor Silas Fernandes Rocha, explicou sobre a ideia do evento.  “A proposta deste Fórum, faz parte do Programa de Desenvolvimento do Coordenador de Curso, que tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico dos coordenadores de curso e dos membros do NDE. A intenção é acompanhar as mudanças na legislação e, principalmente, sinalizar a respeito das novas tendências do ensino, cuja evolução requer uma atualização cíclica dos gestores, bem como assegurar um padrão de qualidade e excelência do ensino, sendo um fator competitivo para a Instituição”, falou.

A professora Luciana Calado explicou a relação do evento com os objetivos sustentáveis da ONU. "A compreensão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) inseridos na Agenda 2030 propostos pela ONU são fundamentais para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária. A transição promovida pelas Nações Unidas dos Objetivos do Milênio (ODM) para os ODS foi uma mudança de paradigma significativa, pois percebeu-se que a paz somente será alcançada se contribuirmos para o desenvolvimento da sociedade. Nossas ações cotidianas devem ser realizadas de forma mais abrangente, considerando os direitos humanos aliados ao viés ambiental, social e econômico. Novos padrões de produção e consumo estão sendo fixados, e isso abre um espaço importante para a tecnologia e inovação. Precisamos atuar dessa forma localmente, uma escala que é acessível para todos nós, para alcançar o mais ambicioso objetivo proposto pela Organização: não deixar ninguém para trás", disse.

O palestrante professor, Renato Barbosa, comentou sobre o tema de sua palestra e sua importância. “Aideia da palestra é tratar o tema e, especificamente, a curricularização da extensão. A resolução n°608/2018 do Ministério da Educação (MEC) publicada no final de 2018, trata da curricularização da extensão. O assunto já vem sendo discutido, porém faltava uma regulamentação, algo que dê uma diretriz mais objetiva. Ou seja, faltava descrever que a extensão universitária é esse espaço de produção do conhecimento que relaciona academia e sociedade”, pontuou.

O evento foi voltado para os coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aberto para participação voluntária dos demais docentes da Instituição.