Você está aqui: Página Inicial / Notícias / II Mostra Científica encerra semestre dos cursos da área da tecnologia

II Mostra Científica encerra semestre dos cursos da área da tecnologia

II Mostra Científica encerra semestre dos cursos da área da tecnologia

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 07 de dezembro, a II Mostra Científica dos cursos de Tecnologia. O evento teve por finalidade mostrar trabalhos desenvolvidos durante o semestre nos projetos interdisciplinares de Bioinformática e Ciência de Dados.

A coordenadora do curso de bioinformática, professora Fabiana Alves, contou sobre os objetivos da Mostra Científica. “É a nossa segunda mostra científica com a intenção de unir os cursos de Bioinformática e Ciência de Dados em um projeto final. A ideia é aplicar a parte teórica em algo prático. A mostra do semestre passado foi em forma de pôster e nesse semestre foi oral, pois estamos tentando viabilizar todas as formas de apresentação e experiências. Foram cinco trabalhos apresentados com temas desde análises de dados do futebol, até dados da área da saúde”, explicou.

O coordenador do curso de Ciência de Dados, professor Neylson Crepalde, falou sobre a mostra e seus resultados positivos.  “A ideia é o que o aluno desenvolva um projeto de data science do início ao fim. Ele deve participar da elaboração do problema, escolha do banco de dados, limpeza, elaboração da modelagem e até a comunicação e apresentação dos resultados. Nesse semestre os alunos usaram estatística básica e estatística inferencial, que é um método bem avançado. Os cursos têm um aspecto muito prático e, nesses projetos, eles são desafiados a empreender usando os conhecimentos que já possuem. Os resultados positivos da mostra espelham a força e a produtividade que os novos cursos do Izabela têm. Em pouco tempo os alunos tiveram a capacidade de produzir muita coisa com bastante profundidade”, pontuou.

O professor Lucio Campos participou da Mostra como avaliador e falou sobre a importância da realização dos projetos. “É interessante que os alunos tenham a oportunidade de apresentarem trabalhos pela possibilidade de condensar o conteúdo de todas as disciplinas. A mostra é interessante para os professores, pois permite acompanhar a evolução e o desenvolvimento dos alunos. É o segundo projeto que está sendo apresentado e o ideal é que eles continuem com essa motivação para chegar até o último semestre com pesquisas mais bem elaboradas”, afirmou.

Ciência da Computação
A partir do primeiro semestre de 2019 o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix oferecerá o curso de Ciência da Computação, que será coordenado pelo professor Lúcio Campos. Na graduação, o estudante terá acesso a conhecimentos sobre estruturas de dados e algoritmos, linguagens de programação, design e administração de sistemas de banco de dados, engenharia de software e lógica digital. 

 A partir do próximo semestre, o curso de Ciência da Computação passa a fazer parte da Mostra dos Cursos de Tecnologia do Izabela Hendrix. O professor Lúcio Campos falou sobre essa interdisciplinaridade das graduações.  “O curso que o Izabela está recebendo é muito importante para área de tecnologia. A intenção é fazer uma parceria geral e com aplicações específicas de cada curso. O próximo projeto interdisciplinar será entre as três graduações. Nesse sentido, essa integração dá mais possibilidades de projetos com a aplicabilidade nas três áreas”, explicou.

Para se inscrever no vestibular para os cursos de tecnologia do Izabela Hendrix clique aqui.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Mostra Científica Cursos de Tecnologia