Você está aqui: Página Inicial / Notícias / II Mostra Científica encerra semestre dos cursos da área da tecnologia

II Mostra Científica encerra semestre dos cursos da área da tecnologia

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 07 de dezembro, a II Mostra Científica dos cursos de Tecnologia. O evento teve por finalidade mostrar trabalhos desenvolvidos durante o semestre nos projetos interdisciplinares de Bioinformática e Ciência de Dados.

A coordenadora do curso de bioinformática, professora Fabiana Alves, contou sobre os objetivos da Mostra Científica. “É a nossa segunda mostra científica com a intenção de unir os cursos de Bioinformática e Ciência de Dados em um projeto final. A ideia é aplicar a parte teórica em algo prático. A mostra do semestre passado foi em forma de pôster e nesse semestre foi oral, pois estamos tentando viabilizar todas as formas de apresentação e experiências. Foram cinco trabalhos apresentados com temas desde análises de dados do futebol, até dados da área da saúde”, explicou.

O coordenador do curso de Ciência de Dados, professor Neylson Crepalde, falou sobre a mostra e seus resultados positivos.  “A ideia é o que o aluno desenvolva um projeto de data science do início ao fim. Ele deve participar da elaboração do problema, escolha do banco de dados, limpeza, elaboração da modelagem e até a comunicação e apresentação dos resultados. Nesse semestre os alunos usaram estatística básica e estatística inferencial, que é um método bem avançado. Os cursos têm um aspecto muito prático e, nesses projetos, eles são desafiados a empreender usando os conhecimentos que já possuem. Os resultados positivos da mostra espelham a força e a produtividade que os novos cursos do Izabela têm. Em pouco tempo os alunos tiveram a capacidade de produzir muita coisa com bastante profundidade”, pontuou.

O professor Lucio Campos participou da Mostra como avaliador e falou sobre a importância da realização dos projetos. “É interessante que os alunos tenham a oportunidade de apresentarem trabalhos pela possibilidade de condensar o conteúdo de todas as disciplinas. A mostra é interessante para os professores, pois permite acompanhar a evolução e o desenvolvimento dos alunos. É o segundo projeto que está sendo apresentado e o ideal é que eles continuem com essa motivação para chegar até o último semestre com pesquisas mais bem elaboradas”, afirmou.

Ciência da Computação
A partir do primeiro semestre de 2019 o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix oferecerá o curso de Ciência da Computação, que será coordenado pelo professor Lúcio Campos. Na graduação, o estudante terá acesso a conhecimentos sobre estruturas de dados e algoritmos, linguagens de programação, design e administração de sistemas de banco de dados, engenharia de software e lógica digital.

A partir do próximo semestre, o curso de Ciência da Computação passa a fazer parte da Mostra dos Cursos de Tecnologia do Izabela Hendrix. O professor Lúcio Campos falou sobre essa interdisciplinaridade das graduações.  “O curso que o Izabela está recebendo é muito importante para área de tecnologia. A intenção é fazer uma parceria geral e com aplicações específicas de cada curso. O próximo projeto interdisciplinar será entre as três graduações. Nesse sentido, essa integração dá mais possibilidades de projetos com a aplicabilidade nas três áreas”, explicou.

Para se inscrever no vestibular para os cursos de tecnologia do Izabela Hendrix clique aqui.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Mostra Científica Cursos de Tecnologia