Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Iniciativa do Izabela Hendrix busca preservação do patrimônio histórico do bairro de Santa Tereza

por rodrigo.melo publicado 23/08/2017 11h58, última modificação 29/08/2017 14h50
Projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo promove ações na tradicional região de Belo Horizonte

O bairro de Santa Tereza é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. A região serviu de residência para os operários que construíram a nova capital do estado no fim do século XIX e passou a ser cobiçada por estar localizada próxima ao centro da cidade e abrigar terrenos de grandes proporções.

Santa Tereza ainda preserva parte da rica história da cidade em aspectos arquitetônicos e nos modos, fato que confere ao bairro um ambiente bucólico e interiorano. Tradição, gastronomia e cultura são as marcas do local, famoso por seus blocos de carnaval e por servir como palco para projeção de grandes nomes da música como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant, os quatro integrantes do Clube da Esquina, além de bandas como Sepultura, Skank, entre outras. Entretanto, o panorama da região tem se modificado nos últimos anos em virtude do processo de especulação imobiliária.

É neste cenário que se encaixa o “Preservando o bairro Santa Tereza”, projeto de extensão vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Em vigência desde 2016, a iniciativa busca promover, estimular e difundir ações comprometidas com a qualidade de vida na região e também colaborar com proteção do patrimônio material do local.

Dossiês

Entre as ações práticas promovidas pelo projeto está um levantamento de dados para auxiliar a produção de relatórios com a finalidade de proteger o patrimônio material e imaterial do bairro. O objetivo é colaborar com a catalogação dos imóveis locais para subsidiar a proposta de tombamento junto ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).

Bernardo Nogueira Capute, docente do Izabela Hendrix e um dos professores responsáveis pelo projeto ao lado de Sandra Lemos Coelho Bontempo, também docente da instituição, explica que a catalogação de dados de 293 locais é o primeiro passo do trabalho, mas alerta: “O resultado mais importante é a Elaboração de Dossiês de Tombamento de alguns imóveis do bairro Santa Tereza”.

O professor responsável revelou que a metodologia do projeto conta com visitas aos 293 imóveis indicados para tombamento, entrevista com o proprietário para conhecimento do histórico do bem cultural, levantamento fotográfico de fachadas e interior, entre outras atividades que servirão para criação dos dossiês.

Importância pedagógica

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix contém disciplinas que abordam os conceitos fundamentais relacionados ao patrimônio histórico cultural arquitetônico e urbanístico. Por isso, o “Preservando o bairro Santa Tereza” é de grande relevância.

Além do conteúdo teórico e prático, o professor Bernardo Nogueira Capute destaca outros fatores. “A importância pedagógica do projeto está na esperança de motivar alunos, professores, comunidade e poder público como agentes diretamente envolvidos na gestão integrada do patrimônio cultural e com o intuito de se difundir e praticar iniciativas comprometidas com a salvaguarda do patrimônio cultural na cidade de Belo Horizonte”, afirma.