Você está aqui: Página Inicial / Notícias / VI Congresso de Iniciação Científica e IX Semana de Extensão encerram banca de trabalhos e palestras seguem nos debates

VI Congresso de Iniciação Científica e IX Semana de Extensão encerram banca de trabalhos e palestras seguem nos debates

por Stefanie Araujo publicado 27/09/2021 09h36, última modificação 28/09/2021 16h37
Evento virtual finaliza banca com trabalhos nas áreas da educação, secretariado e inovação
VI Congresso de Iniciação Científica e IX Semana de Extensão encerram banca de trabalhos e palestras seguem nos debates

O Congresso de Iniciação Científica e Semana de Extensão estão chegando ao fim. Na tarde de ontem (23) foram apresentados os últimos trabalhos, na parte da tarde e à noite, as palestras. Hoje, 24, às 19h, o evento virtual finaliza com a palestra “A regulação das moedas e negócios digitais”, ministrada pela professora  Carine Diniz do Izabela Hendrix e mediada pelo coordenador do curso de direito, o professor Roberto Kalil.

 A importância da patologia e todo o seu funcionamento foram discutidas na palestra “Patologia desvendando mistérios”, ministrada pela professora Helen Del Puerto da Universidade Federal de Minas Gerais, e mediada pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Izabela Hendrix, a professora Fabiana Alves.

Aa palestra “Arquitetura, Negócios, Gestão” foi ministrada pelo diretor da Soluções Usiminas,  Ascânio Merrighi e mediada pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o professor Bernardo Capute. O diretor fez uma reflexão sobre a profissão arquiteto e traçou um paralelo da sua trajetória. Apresentou produtos e soluções inovadoras da Usiminas, como a compra de aço por aplicativo, e explicou a importância da inovação no mundo dos negócios.

Banca de trabalhos chega ao fim

A banca Gama finalizou as tardes de apresentação de trabalho como grande área a sociais aplicadas. Os temas variados encerraram com o dia com muita pesquisa e originalidade pelas produções expostas. O coordenador do evento, o professor José Aparecido chamou atenção para a varidade de temas de pesquisas apresentados em cada dia de banca. “Trazer a pesquisa e a extensão para o nosso Congresso é de uma enorme riqueza já que são indissociáveis. Torna nossas bancas mais ecléticas, além de estimular os alunos a se apresentarem”, elogia o professor.

Os trabalhos apresentados foram: Narrativas de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Escolas de Educação Integral Sobre o Processo de Autorregulação da Aprendizagem produzido por Vitor de Souza Bortolo e Jussara Cristina Barboza Tortella; Narrativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Escolas de Educação Integral sobre o processo de autorregulação da aprendizagem produzido por Analice Silva de Melo e Jussara Cristina Barboza Tortella; Inovações socioambientais e mercadológicas para o aumento da produtividade e qualidade agrícola da comunidade tradicional quilombolas de Cachoeira dos Forros com a criação de novos produtos de alto valor agregado produzido por Márcia Cristina Moreira Paranhos; Como ajuda e impulsionar os microempreendedores e as microempresas mineiras de consultoria ambiental em tempos de COVID-19? Produzido por Cristian Samuel Braz Matosinhos, Danielle Peres da Rocha Oliveira Marciano, Hérick Moreira Gusmão e Samantha Damasceno Lopes da Cruz;  Decolonialidade, Moda e Inovação Social produzido por Gabriela Carneiro Reis e Márcia Cristina Moreira Paranhos; A Percepção dos(as) Estagiários(as) Sobre a Carreira em Secretariado Executivo produzido por Douglas de Sá Vieira e Rosimeri Ferraz Sabino; Docência Universitária como carreira para o Secretariado Executivo produzido por Eduarda Pimentel Silva Santos e Rosimeri Ferraz Sabino.

A banca Gama deu inicio com dois trabalhados sobre a autorregulação da aprendizagem tendo como base os relatos dos professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de Escolas de Educação Integral. A autorregulação da aprendizagem é um sistema auto-organizado que necessita de motivação, cognição, emoção, objetivo e motivo para ação, ele contribui para que o aluno adquira habilidades acadêmicas, capacidade de definir metas e estratégias. Nesse processo, o professor assume um papel importante para motivar e engajar os alunos nas tarefas. Nos trabalhos foi acompanhado um grupo de professores de duas Escolas Municipais da Rede Integral de São Paulo que relataram suas experiências.

A inovação no processo de produção do arroz vermelho cultivado pela Comunidade Tradicional Quilombola de Cachoeira dos Forros pensando em manter as tradições locais foi tema de um dos trabalhos apresentados. Uma das preocupações do trabalho é manter as tradições do conhecimento e do cultivo do produto, mas levá-lo para comercialização, então se propõe a apresentar elementos de inovações, mas mantendo as tradições da comunidade. Outro trabalho que trouxe a inovação como ideia ligada a moda, sob uma perspectiva da teoria decolonial. A partir da coleção “Terra de Gigantes  -Verão/22” do estilista mineiro Ronaldo Fraga o trabalho busca analisar se a moda pode ser descolonizadora ao valorizar a cultura e a comunidade no sertão do Cariri, no Ceará, e ao romper com a hegemonia européia ao apresentar a territorialidade do cone sul.

Pensando em como a pandemia pode ter atingido as consultorias ambientais, outro trabalho apresentado analisou esse impacto por meio de formulários online com empresas de Minas Gerais, e propôs a criação de um perfil no Instagram para ajudar a divulgar as empresas.

O curso de secretariado executivo apresentou dois trabalhos: um sobre a visão do estagiário sobre a profissão e outro tendo a docência do secretariado executivo como foco. Enquanto o estágio é uma importante etapa para o conhecimento e a experiência para a carreira, a docência se mostrou uma área composta por aprendizados, vivências e pesquisa.

Para ter acesso aos trabalhos completos, os anais serão disponibilizados no site do Izabela Hendrix.

A banca de trabalhos do dia 23/09, pode ser acessada: https://www.youtube.com/watch?v=H2OkAVok0Ek&ab_channel=MrPensata

A palestra “Patologia desvendando mistérios”: https://www.youtube.com/watch?v=ik5bNbhmYm0

A palestra “Arquitetura, Negócios, Gestão”: https://www.youtube.com/watch?v=mAQ1tzTDju0&ab_channel=MrPensata

 

registrado em: