Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela discute Mobilidade Urbana na Semana da Extensão

Izabela discute Mobilidade Urbana na Semana da Extensão

por Isabela Carvalho publicado 18/10/2018 15h39, última modificação 18/10/2018 15h39
Izabela discute Mobilidade Urbana na Semana da Extensão

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 27 de setembro, a palestra “Mobilidade urbana: questões de tempo, espaço e gênero”. O evento contou com a participação do economista André Veloso e da mestranda em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na palestra, os estudantes puderam se informar sobre a formação histórica da mobilidade urbana nas cidades brasileiras e a importância do transporte público. O palestrante André Veloso destacou a necessidade de se fazer um recorte de gênero na discussão da mobilidade. “É importante ressaltar quais os meios utilizados para o deslocamento das mulheres no dia-a-dia, pois a forma como o ônibus tem sido negligenciada, afeta diretamente elas, nessa crise estrutural do meio de transporte”, explicou.

Para Letícia Birchal incluir as mulheres na discussão sobre transporte público já é uma forma de envolvê-las nas políticas de mobilidade. “Quando falamos sobre transporte público temos que incluir a mulher e, quando debatemos, vemos que a mobilidade urbana é um direito social construído por diversas perspectivas”, esclareceu.

Os palestrantes também abordaram sobre a conscientização do estudante para a mobilidade urbana que é uma causa social.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto):

Mobilidade urbana: questões de tempo, espaço e gênero