Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix fecha parceria para desenvolvimento de ações de inclusão social

Izabela Hendrix fecha parceria para desenvolvimento de ações de inclusão social

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 30/04/2015 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

No mês de março, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix celebrou um convênio com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Trata-se de uma parceria para o desenvolvimento de ações de inclusão social, a partir do projeto de extensão "Educação Física Inclusiva". Serão oferecidas oficinas no Izabela Hendrix para pessoas com deficiência nas áreas de musicoterapia, capoeira e dança. As atividades serão ministradas pelos professores Marcos Pinheiro e Flávia Goes, do curso de Educação Física do Izabela, e oficineiros da APABB, com o apoio dos alunos do curso de Educação Física.

Segundo o professor Renato Fontes, coordenador dos projetos de extensão universitária do Izabela Hendrix, o projeto utiliza o esporte educacional, além da dança e da capoeira, para proporcionar a inclusão social, a saúde, a educação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. "Com metodologia própria, a ação é fundamentada na aprendizagem e na busca da superação de limites, por meio do desenvolvimento das potencialidades individuais e de grupo", comenta. "Nas aulas, os profissionais incentivam a participação irrestrita de todos, independentemente do nível de comprometimento e das habilidades motoras e sensoriais, buscando seu desenvolvimento, sua autonomia e ampliação de habilidades", complementa.

Por meio de campeonatos, torneios, festivais e apresentações com foco no esporte participativo, a parceria objetiva proporcionar vivências sócio-afetivas, incentivar a aprendizagem de regras – de modo a fixar condutas técnicas e sociais –, além de estimular o contato com o entorno comunitário e a utilização dos espaços esportivos.