Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix inaugura laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital

Izabela Hendrix inaugura laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital

por Isabela Carvalho publicado 04/07/2019 17h03, última modificação 04/07/2019 17h03
Izabela Hendrix inaugura laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix inaugura, no próximo semestre, o laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital. O novo espaço será utilizado por alunos e professores para a realização de trabalhos e pesquisas.

O objetivo principal do laboratório é construir conhecimento prático sobre os equipamentos, estimular a cultura criativa e o estudo de seus efeitos em ambiente acadêmico. A realização de trabalhos tem o propósito de instigar a troca de conhecimento, o que potencializa a aprendizagem.

O assessor de Relações Internacionais do Izabela, professor José Aparecido de Oliveira, explicou como se deu o início do projeto de construção do laboratório. “O laboratório nasceu de um esforço dos cursos de Engenharia com o objetivo de ter um espaço em que se pudessem trabalhar com tecnologias, principalmente modelagem, prototipagem e equipamentos de código aberto. Em 2015, foi adquirida a primeira impressora laser e, a partir dessa impressora, e com recursos do congresso de pesquisa, fomos adquirindo e montando os equipamentos”, disse.

A partir da aquisição da impressora, foi estruturado o Projeto de extensão “Primeiros Passos na Montagem do Laboratório de Fabricação Digital – Construção de impressoras 3D e outras Ferramentas”, sob a coordenação do professor Paulo Waisberg.

Segundo o professor José Aparecido de Oliveira, houve um investimento alto para a obtenção de equipamentos que concretizassem o funcionamento do laboratório. “Então, a partir do projeto de pesquisa, a instituição adquiriu outros equipamentos como a furadeira de bancada, serra e lixadeira orbital, um investimento acima de R$ 20 mil, que permitiu organizar ao longo do semestre duas salas amplas onde irá funcionar a partir do próximo semestre dois diferentes laboratórios”, contou.

Estrutura do laboratório

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ezequiel Rezende, falou sobre a estrutura do laboratório. “Eu entrei no projeto em março e meu trabalho inicial foi organizar o espaço. Fiz o projeto arquitetônico, a proposta de mobiliário e de estrutura para transferir o laboratório da sala onde se encontrava para o local que está hoje”, disse.

O professor também falou sobre como serão as disciplinas ministradas no laboratório. “A proposta inicial é começar a dar suporte para os professores e depois abrir para os alunos e a comunidade como atividade de extensão, por meio dos softwarede fabricação, de modelagem 3D e de uso das impressoras 3D. É necessário aprender a utilizar esses equipamentos, ter noção do tamanho que se pode imprimir na impressora 3D, por exemplo, porque geralmente as pessoas têm a percepção de um tamanho pequeno de modelagem. Então, a partir do conhecimento de funcionamento do software e das ferramentas conseguimos produzir”, comentou.

O laboratório está localizado na sala 6203, no prédio 6, e começará a ser utilizado no segundo semestre.