Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix inicia atividades da Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social

por bob.villela — publicado 13/09/2016 10h01, última modificação 13/09/2016 16h38
Ampla programação abrange diversas áreas do conhecimento

A Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social está enriquecendo a rotina do Campus Praça da Liberdade. O evento, que começou na segunda-feira (12), conta com inúmeras ações com a participação interdisciplinar de praticamente todos os cursos da Instituição. A programação envolve palestras, oficinas, minicursos, ciclo de debates, seminários e workshops.

Entre as atividades do primeiro dia do evento, as alunas Bárbara Santos Carvalho e Carolina Campos, do curso de Fisioterapia, palestraram sobre a convivência com pacientes oncológicos – aqueles diagnosticados com câncer. Elas participam do projeto Humanizabela, coordenado pelo professor Rodrigo Gontijo Cunha, que objetiva promover a integração entre a formação acadêmica e a realidade dos serviços de saúde.

De acordo com o docente, os pacientes oncológicos precisam de atendimento não só na clínica, ao receberem o diagnóstico da doença, mas também de amparo emocional. “Todo paciente que recebe o apoio do projeto Humanizabela reage de maneira diferente aos tratamentos oncológicos; ele sente-se atendido no sentido mais amplo da palavra; bem como sua família, que sempre fica aflita durante o tratamento”, esclarece Rodrigo.

“É fundamental que o paciente saiba que sua vida é observada durante o tratamento clínico oncológico. Eu costumo dizer que é como se fosse um mapa de uma cidade que necessita ser explorada com recursos modernos que possibilitem conhecê-la com segurança e rapidez”, finaliza.

Participe das atividades da Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social.

Veja a programação completa.