Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix inicia Semana de Capacitação com debate sobre empreendedorismo em sala de aula

por Isabela Carvalho publicado 18/02/2019 14h16, última modificação 21/02/2019 19h36
Palestrante Ronara Adorno

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou no dia 11 de fevereiro, a palestra “O professor empreendedor na sala de aula”, que abriu as atividades da Semana de Capacitação Docente do primeiro semestre de 2019. A palestra, que foi ministrada pela mestre em administração Ronara Adorno, teve como objetivo mostrar aos professores a importância de inovar na sala de aula e como é necessário passar por uma reciclagem de metodologias constantemente.

Para Ronara, o principal objetivo da palestra foi mostrar para os professores que a inovação é sempre bem-vinda em sala de aula. “A ideia é passar para os educadores as últimas tendências e novidades que se aplicam a sala de aula, criando melhores experiências de ensino. É importante lembrar que o empreendedor não é apenas aquele que cria um negócio, pois o professor pode empreender dentro de sala, inovando e buscando novas formas de conduzir o ensino”, ressaltou.

A palestrante também falou que entender o estudante é importante para que o professor tenha facilidade de se conectar com o aluno. “É sempre importante trazer alguns pontos para refletir na atitude como professor, assim buscando meios de se conectar melhor com o aluno das gerações y e z, e daqui a pouco, a geração alfa. As profissões estão mudando, atualmente temos profissões acabando e constantemente novas vão surgindo, então temos que preparar o aluno e para isso e estarmos conectados com a linguagem deles, com o que pensam o que sentem”, finalizou.

Semana de Capacitação

Reitor Luciano Sathler O Reitor da Instituição, professor Luciano Sathler, falou sobre a importância da Semana de Capacitação e como ela representa um diferencial na qualidade do ensino do Izabela Hendrix. “O nosso diferencial é conduzido pelos nossos professores, que é o cuidado e atenção à pessoa, entendemos o aluno não como um número, mas como um ser humano. A confiança se estabelece e supera as limitações que o aluno muita das vezes trás da educação básica”, pontuou.

O Assessor de Ensino de Graduação, professor Silas Rocha, explicou que a ideia da Semana de Capacitação é valorizar e atualizar o corpo docente. “É preciso passar por um processo de reciclagem constante de novas metodologias. Nesse sentido, o treinamento tem o propósito de trabalhar a capacidade do indivíduo, melhorar seu desempenho profissional. A partir disso, o professor terá condição de conhecer novas ferramentas e adotá-las no dia a dia. O Izabela Hendrix tem o objetivo de trazer a proposta do conhecimento compartilhado para servir como um referencial em que o professor faz uma autoanálise e tem a oportunidade de melhorar a sua performance em sala de aula”, explicou.

Silas ressaltou que a importância da capacitação docente se deve ao fato de preparar o professor para novas metodologias. “A capacitação é necessária porque ela prepara o indivíduo para os novos desafios, então o treinamento é importante para qualquer fase. Um jogador, por exemplo, quantas vezes ele treina para dar seu show? Nesse sentido, nada melhor que no início do semestre fazer uma reflexão sobre isso, sobre novos temas, novas propostas e a programação têm o objetivo de propor a inovação em sala de aula”, concluiu.