Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix lança Concurso Internacional “Descobrindo a Cobertura”

Izabela Hendrix lança Concurso Internacional “Descobrindo a Cobertura”

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 10/06/2014 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Um concurso para repensar o espaço físico do Izabela Hendrix e oferecer às pessoas uma nova opção de lazer e convívio. Foi com esse objetivo que foi lançado, no dia 1º de outubro, o Concurso Internacional "Descobrindo a Cobertura", no campus Praça da Liberdade. A programação fez parte das comemorações dos 110 anos do Izabela Hendrix, e contou com as participações especiais do Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza (Bispo presidente da Igreja Metodista na Quarta Região Eclesiástica) e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

O concurso propõe a utilização coletiva da cobertura do prédio 2, no campus Praça da Liberdade, onde foi realizado o evento de lançamento. Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix e um dos idealizadores da proposta, Eduardo Castanheira, o terraço tem excelente potencial para ser aproveitado, pois possui aproximadamente 1.400 metros quadrados e está totalmente ocioso. "É uma área que poderia ser utilizada tanto pelo público interno da instituição, que demanda mais espaços, como pela comunidade, que teria um local a mais de lazer nos fins de semana", ressalta.

O arquiteto português Pedro Barata, outro idealizador do concurso, lembra que a proposta veio da própria reitora do Instituto Metodista Izabela Hendrix, professora Márcia Nogueira Amorim, durante uma conversa sobre o melhor aproveitamento dos espaços do campus. "O primeiro passo foi conhecer de perto o terraço, e depois organizar no local uma exposição de ambientes para reforçar a ideia de que era possível promover ali uma grande transformação", comenta. A iniciativa foi parar nas páginas de uma revista especializada e a proposta começou a ganhar força.

O concurso tem como foco arquitetos e decoradores, mas está aberto também para qualquer pessoa que se interessar pela ideia. Os projetos poderão ser apresentados em forma de maquetes, colagens e escritos, dentre outros formatos. A intenção é que o resultado do concurso seja anunciado no aniversário de Belo Horizonte, no mês de dezembro.