Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix oferece capacitação profissional à comunidade de Sabará e região

por rodrigo.melo — publicado 26/04/2017 00h00, última modificação 27/03/2018 12h50
Com foco em exigências do mercado de trabalho, instituição promove minicursos na Unidade Fazendinha

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desenvolveu uma série de minicursos voltados ao mercado de trabalho para a população da cidade de Sabará (MG) e região. As aulas são realizadas na Unidade Fazendinha e têm como objetivo proporcionar qualificação profissional à comunidade local.

Os minicursos foram concebidos pela equipe da Unidade Fazendinha, representada pela supervisora acadêmica Letícia Corrêa Ferreira, em parceria com o corpo docente da graduação em Administração, composto por Silas Fernandes Rocha, coordenador do curso, e pelas professoras Leila Vaz da Silva e Rozeli de Fátima Dutra. O grupo planejou e desenvolveu o conteúdo das formações.

A primeira série dos minicursos para a comunidade de Sabará e entornos foi realizada no último dia 18 de março. Como a iniciativa não tem caráter pontual, haverá novas edições em breve, após a equipe do Izabela Hendrix realizar uma nova etapa de estudos a respeito das necessidades demandadas pela população local. “O programa de minicursos é parte de uma sequência de atividades. Não se trata de um evento e sim de um programa em constante desenvolvimento”, explica Letícia Corrêa Ferreira.

As atividades reforçam o caráter comunitário do Izabela Hendrix, sempre focado em viabilizar a extensão do ensino e da pesquisa por meio projetos, cursos e programas em diversas áreas de sua atuação. “A ação visa fortalecer os laços da missão institucional em prestar serviços para comunidade externa”, afirma Silas Fernandes Rocha.

Empregabilidade, vendas e liderança

O principal objetivo dos minicursos é atender as demandas atuais exigidas pelo mercado de trabalho. “O conteúdo foi concebido para preparar as pessoas para atuação profissional diante do cenário econômico vigente”, conta o coordenador do curso de Administração.

As aulas permitem aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades por meio do uso de metodologias ativas aplicadas em ações práticas, situações simuladas, dinâmicas em grupo, estudos de caso e planos de ação. “Os minicursos foram ministrados por professores do curso de Administração do Izabela Hendrix, que acumulam experiência profissional em cada uma das áreas. “Buscou-se explorar cada participante como protagonista do processo de aprendizagem”, revela Silas Fernandes Rocha.

Na primeira série de minicursos oferecidos, o conteúdo foi focado em três temas: empregabilidade, vendas e liderança. “Empregabilidade: melhore sua capacitação para o mercado de trabalho” foi ministrado pela professora Leila Vaz da Silva, “Como vender mais e melhor em qualquer época do ano” foi responsabilidade de Silas Fernandes Rocha e “Liderança e condução de equipes em tempos de incerteza” ficou a cargo de Rozeli de Fátima Dutra.

Para Silas Fernandes Rocha, os módulos atendem perfeitamente a necessidade do mercado de trabalho. “As empresas precisam de mão de obra qualificada para seus colaboradores atuarem de maneira profissional como líderes na condução de equipes”, diz. “Além disso, precisam de vendedores qualificados para a comercialização de produtos e serviços e também de pessoas capacitadas para a comunicação com clareza e eficiência”, completa.

Os questionários distribuídos para os participantes da primeira edição também permitem afirmar a precisão das formações em relação às temáticas abordadas. Após compilação das respostas, o resultado indicou satisfação por parte dos alunos. “Os participantes elogiaram os minicursos, seus conteúdos e mestres. Além disso, permitiram o levantamento de vários aspectos para embasar novos programas de capacitação ou outras atividades”, indica Letícia Corrêa Ferreira.

Ação beneficente

Para a inscrição nos minicursos, os participantes contribuíram com a doação de um kit de higiene pessoal. Na edição de 18 de março, foram arrecadados 139 itens, entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Roça Grande, que redirecionou a doação ao Abrigo Irmã Tereza de Jesus, ambas entidades de Sabará (MG).

Unidade Fazendinha: autossustentabilidade e gestão ambiental

Situada na cidade de Sabará (MG), a Fazendinha conta com uma área de 30 hectares que engloba uma extensa reserva florestal. O foco da unidade é a autossustentabilidade e o desenvolvimento da gestão ambiental em projetos de pesquisa voltados para educação e responsabilidade social. A infraestrutura local abriga salas de aulas, internet wi-fi, refeitório, salas para pesquisas. capela, alojamento, piscina, quadra poliesportiva, churrasqueira, estacionamento, trilhas ecológicas, lago para pescaria e viveiros.

registrado em: