Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix participa da Ação Global em Mariana

Izabela Hendrix participa da Ação Global em Mariana

por rodrigo.melo — publicado 09/06/2016 10h57, última modificação 15/06/2016 11h46
Cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Pedagogia cooperam com ações solidárias e promovem oficinas à população

foto2.png foto3.png foto4.png
Imagens: Fiemg

Alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix fizeram parte das atividades realizadas pelo projeto Ação Global na cidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

Realizada no último dia 21 de maio, a 23ª edição da iniciativa, fruto de parceria da TV Globo com o Sesi (Serviço Social da Indústria), realizou 21 mil atendimentos. Desta vez, o tema foi “qualidade de vida” e as atividades foram voltadas aos cuidados e orientações com saúde, beleza e emissão de documentos. A ação ocorreu na Arena Mariana, local que abrigou doações e ajudas humanitárias após o rompimento da barragem de Fundão, que vitimou 19 pessoas em novembro do ano passado.

Após convite da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o Izabela Hendrix participou da Ação Global pela primeira vez e esteve em Mariana com 35 voluntários, sendo 29 alunos e sete professores.

foto1.pngAs atividades desempenhadas seguiram as especialidades dos cursos envolvidos. Os voluntários de Ciências Biológicas realizaram oficinas de horta (em pequenos espaços e com pouca água), compostagem, de combate ao Aedes aegypti, além de aulas sobre como construir um forno solar, filtrar água com garrafa PET e fazer sabão em 5 minutos. Os integrantes da Fisioterapia realizaram exames de Espirometria. Já alunos e professores de Pedagogia ofereceram curso de produção de brinquedos com materiais recicláveis.

As iniciativas citadas integram projetos de extensão dos respectivos cursos. Danielle Péres Marciano, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Izabela Hendrix, acredita que a importância desse tipo de atividade ocorre pela oportunidade para os estudantes interagirem com a sociedade e aplicarem parte dos conhecimentos construídos em sala de aula. “No contato com a comunidade, os alunos que participaram da ação em Mariana puderam vivenciar a extensão universitária e contribuir para uma emancipação da população atendida”, explicou.

Danielle Marciano ainda destacou os números expressivos relacionados à Ação Global realizada em Mariana. “O mutirão de cidadania atendeu e beneficiou mais de 10.500 pessoas com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, cultura, cidadania e lazer”, informou a coordenadora.

A TV Globo fez a cobertura do evento e veiculou duas reportagens. Clique e confira:

- MGTV (1ª edição)

- MGTV (2ª edição)