Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix promove a Oficina Ecoarq: objetos e utensílios de bambu

Izabela Hendrix promove a Oficina Ecoarq: objetos e utensílios de bambu

por bob.villela — publicado 02/08/2017 18h07, última modificação 08/08/2017 09h47
Atividade acontecerá no dia 2 de setembro, na Unidade Fazendinha
Izabela Hendrix promove a Oficina Ecoarq: objetos e utensílios de bambu

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem a tradição de proporcionar a inclusão e a capacitação de seus estudantes na sociedade e no mercado de trabalho. E para reafirmar esse compromisso, a instituição conta com vários projetos de extensão. Um deles é o Ecoarq, que está organizando a Oficina Ecoarq: objetos e utensílios de bambu, que acontecerá no dia 2 de setembro, na Unidade Fazendinha (Rua Santo Antônio, s/n - Santo Antônio de Roça Grande - Sabará).

A atividade irá proporcionar aos participantes conhecimentos em biologia, manejo e manuseio do bambu, além de destacar a importância de se utilizar materiais renováveis disponíveis na região onde moram para a produção de utensílios (talheres, bandejas, copos e caixas) e geração de renda. O professor Ricardo Latini, um dos responsáveis pelo projeto, afirma, como ecólogo e bambuzeiro, que o bambu constitui uma matéria-prima indispensável em projetos de permacultura (cultura permanente).

O objetivo da oficina é capacitar e apresentar à comunidade de Roça Grande as possibilidades de renda que o bambu oferece. “O conhecimento e o domínio de suas técnicas possibilitará empregos em diferentes áreas, desde o processamento básico, como alimentos, objetos e mobiliários, até os processamentos avançados, como grandes estruturas para arquitetura e engenharia”, explica a professora Mônica Smits.

De acordo com a docente, o projeto foca na aplicação do bambu dentro da permacultura, capacitando a comunidade local e possibilitando a geração de renda através de matéria-prima adequada ao clima e à geografia. “Do ponto de vista profissional, o bambu pode ser apresentado como material promissor, ecológico, inovador e de grande importância”, conclui.

Inscrições

A participação na oficina é gratuita e tem vagas limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Rua Maria da Conceição dos Santos, 63 - Roça Grande - Sabará.