Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix promove campanha de valorização da vida durante o “Setembro Amarelo”

por Isabela Carvalho publicado 19/09/2018 12h45, última modificação 19/09/2018 12h45
Serviço de Apoio Psicopedagógico: um cuidado na saúde emocional
O Serviço de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix está realizando durante este mês a campanha do “Setembro Amarelo”. A ação é uma iniciativa doCentro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Dentro do contexto escolar e acadêmico, o Centro Universitário promove a valorização da vida constituindo um espaço de acolhida e suporte emocional para estudantes e colaboradores.

Para a coordenadora do Serviço de Apoio e professora, Débora Menezes, a campanha do “Setembro Amarelo” e as ações realizadas continuamente pelo setor são formas de humanizar a relação entre o Izabela e os alunos. “A partir do momento que a instituição de ensino se compromete em cuidar do estudante, ela tem um papel maior que o social, pois ela humaniza a relação. Além disso, esse cuidado gera a possibilidade de influenciar a vida desse aluno, criando um vínculo positivo do aluno com a instituição”, afirmou.

Ainda de acordo com Débora, além do atendimento direcionado aos alunos, o setor oferece também um espaço de atualização aos professores quanto às questões emocionais durante a faculdade. “Diante do contexto de adoecimento emocional de estudantes e inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), é pertinente uma atualização do corpo docente no atravessamento das questões emocionais no contexto da vida acadêmica. Neste sentido, o Serviço de Apoio Psicopedagógico, realiza atendimento psicoterápico aos alunos e funcionários e presta orientação pedagógica para docentes e coordenadores”, explicou a psicóloga.

Entre os principais serviços prestados pelo setor estão: acolhimento e encaminhamento emergencial de alunos em sofrimento psíquico; sensibilização e capacitação do corpo docente para a realidade do ensino para alunos com NEE; apoio individual e orientação psicopedagógica para alunos e coordenadores; busca ativa de alunos NEE/inclusão; e desenvolvimento de estratégias adaptativas nos instrumentos de avaliação para alunos de inclusão e com NEE.

O CVV
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O atendimento do CVV é feito durante 24 horas, pelo telefone: 188.

Atendimento
As ações e serviços prestados pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico do Izabela Hendrix são divulgadas através do SIGA e por e-mail. O agendamento de atendimento pessoal pode ser feito na Sala de Cuidados da Instituição, pelo e-mailagpsicopedagogicos@izabelahendrix.metodista.br ou pelo telefone (31) 3244-7263.