Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix promove capacitação contínua de seu corpo docente

Izabela Hendrix promove capacitação contínua de seu corpo docente

por rodrigo.melo — publicado 16/05/2017 17h39, última modificação 18/05/2017 11h05
Atividades e debates têm como objetivo aprimorar práticas pedagógicas
Izabela Hendrix promove capacitação contínua de seu corpo docente

Sempre em busca das melhores práticas pedagógicas, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix proporciona a seu quadro de professores a oportunidade de aprimoramento constante de suas técnicas e métodos. Um dos instrumentos criados pela instituição para promover o aperfeiçoamento é a Semana de Capacitação Docente, espaço para reflexões e uma série de atividades voltadas à evolução do ensino ofertado aos alunos.

A última edição da Semana de Capacitação Docente ocorreu no último mês de fevereiro e seus efeitos já estão vigentes no semestre presente. Com o tema “O professor e a sala de aula: o plano de disciplina e avaliação da aprendizagem”, o evento se propôs a contemplar os seguintes temas: o saber docente, o saber ser docente, o saber fazer a docência, as relações fundamentais do processo de ensino.

“Os trabalhos são sempre pensados e desenvolvidos de forma a possibilitar aos participantes a abordagem de conceitos com base em atividades teóricas e vivenciais”, explica Cecília Oliveira, Pró-Reitora Acadêmica do Izabela Hendrix. “As ações auxiliam os docentes a analisarem e compreenderem o espaço da sala de aula universitária e a organização dos trabalhos a partir de saberes que são compartilhados”, complementa.

“Planejar é pensar e repensar a prática”

A escolha do tema na última edição ocorreu pela relevância do planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem, um dos elementos mais importantes para uma educação eficaz. “Planejar é pensar e repensar a prática. Acreditamos que os Planos de Disciplinas devem decorrer de atitudes reflexivas permanentes, pois implicam na tomada de decisões e no posicionamento de não indiferença face às exigências a que se destina”, esclarece Cecília Oliveira. Nesse sentido, a avaliação também é uma etapa fundamental da prática pedagógica por permitir o acompanhamento e a reorientação dos docentes.

As reflexões acerca do assunto permitiram a seguinte conclusão: o planejamento não é um instrumento para controle administrativo, mas uma ferramenta que o professor lança mão para direcionar as ações educativas. “Foi também muito interessante pela análise das etapas e dimensões do planejamento do processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva dialética e crítica, bem como o conhecimento, análise e compartilhamento das concepções e técnicas de avaliação”, revela a Pró-Reitora Acadêmica.

Processo avaliativo em debate

A Semana de Capacitação Docente também contou com uma mesa redonda em suas atividades. Com o tema “O avaliador professor versus aluno-avaliado: percepções da avaliação como construção do conhecimento”, o objetivo foi discutir a complexidade das questões relativas à avaliação, assim como a multiplicidade dos atores envolvidos em seus processos.

A atividade destacou a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino. “Ressaltou-se a integração do processo avaliativo no ensino e a necessidade da apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos”, conta Cecília Oliveira.