Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix publica mais uma edição das revistas de iniciação científica Formação Docente e Petra

por Isabela Carvalho publicado 21/08/2019 14h41, última modificação 28/02/2020 11h57

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix publicou mais uma edição das revistas “Formação Docente” e “Petra”. As edições reúnem trabalhos de docentes, estudantes e pesquisadores da área. A revista Formação Docente é organizada pelo professor Rodrigo Itaboray e a revista Petra é coordenada pelo professor José Aparecido de Oliveira.

Formação Docente

O professor Rodrigo Itaboray, falou sobre a importância da revista ‘Formação Docente’ para os estudantes e comunidade acadêmica. “A revista é o principal meio de divulgação não só de trabalhos de docentes do Izabela, mas de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil. A partir disso, incentiva-se a divulgação da iniciação científica que é muito importante para o meio acadêmico”, disse.

O professor ressaltou o crescimento no número de publicações da revista. “Os trabalhos publicados têm crescido a cada semestre e essa é a primeira vez que reunimos em uma edição 12 pesquisas, incluindo estudos de pesquisadores de Portugal e Espanha. Além disso, os artigos publicados são de temas variados”, comentou.

Segundo o professor, a revista é disponibilizada em uma plataforma online que permite a submissão de trabalhos. “A publicação dos trabalhos na plataforma é feita de forma contínua, não tem um período específico. Os interessados podem acessar o conteúdo por meio de um cadastro e submeter o artigo para avaliação”, explicou.

As revistas já possuem oito artigos aprovados para a próxima edição e outros 41 em processo de avaliação. Atualmente o periódico científico está classificado em B1 no Sistema Brasileiro de Avaliação de Periódicos Qualis, que é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas a expectativa é que com o crescimento da qualidade das edições a revista consiga alcançar a classificação A2.

Para ter acesso aos artigos clique aqui.

Petra

O professor José Aparecido de Oliveira, falou sobre o segmento de trabalhos publicados na revista ‘Petra’. “A revista é voltada para os cursos das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, porém com foco predominante nas engenharias. Essa edição reúne interessantes trabalhos do curso de Engenharia Civil e Produção e está aberta para as Engenharias Ambiental, Sanitária e da Computação”, disse.

O professor explicou como funciona a publicação dos trabalhos na revista. “A Petra recebe trabalhos de alunos que estejam sendo orientados por um professor mestre ou doutor e as submissões ocorrem durante todo ano”, contou.

José Aparecido ressaltou a importância das revistas para os alunos e a comunidade acadêmica. “Para os professores e alunos é mais um espaço para fazer publicações de trabalhos de pesquisa. Toda produção de conteúdo que é feita no Izabela pode ser replicada nas revistas, em que os artigos passam por uma avaliação feita por dois professores não necessariamente da Instituição e, após a verificação do conteúdo e das correções necessárias, os trabalhos são publicados”, explicou.

Para ter acesso aos artigos clique aqui.