Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix realiza palestra sobre Extensão Universitária

Izabela Hendrix realiza palestra sobre Extensão Universitária

por Isabela Carvalho publicado 18/02/2019 15h13, última modificação 18/02/2019 16h01
Izabela Hendrix realiza palestra sobre Extensão Universitária
Coordenador de Extensão Universitária, Renato Fontes

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 12 de fevereiro, a palestra “Extensão Universitária: concepção, curricularização e registro" ministrada pelo Coordenador de Extensão Universitária da Instituição, Renato Fontes. O objetivo do evento, que foi realizado durante a Semana de Capacitação Docente, é adequar os professores sobre às importâncias dos projetos de extensão e as tecnologias que podem ser úteis em sala de aula para facilitar a vida do educador.

Segundo Renato, a extensão universitária é o pilar de toda instituição de ensino superior. “A ideia da palestra é tratar o tema e, especificamente, a curricularização da extensão. A resolução n°608/2018 do Ministério da Educação (MEC) publicada no final de 2018, trata da curricularização da extensão. O assunto já vem sendo discutido, porém faltava uma regulamentação, algo que dê uma diretriz mais objetiva. Ou seja, faltava descrever que a extensão universitária é esse espaço de produção do conhecimento que relaciona academia e sociedade”, pontuou.

Renato também falou sobre como é relevante para os professores se adequarem a metodologias que incluam projetos de extensão. “A ideia da Semana de Capacitação é dialogar e ver as possibilidades para tratar a extensão dentro das disciplinas. Muitos dos nossos cursos já fazem isso e o que precisamos é avançar nos termos de registros, de metodologias  e visibilidade para essas ações. Além disso, a atividade prática com a comunidade é muito importante e esse é o espaço para discutir e caminhar para o aperfeiçoamento”, explicou.

Oficinas

A coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, professora Danielle Marciano, ministrou a oficina “Ferramentas Tecnológicas de Ensino e Avaliação - Forms do Outlook” e explicou o objetivo da atividade. “A ideia da oficina é revelar ao docente estratégias de ensino usando um aplicativo para formulário e para questionário como uma ferramenta dentro de sala de aula. Além de fazer com que a  aula seja mais dinâmica e  responsiva, o objetivo da oficina é que consigam, por meio do Forms, criar outras estratégias para facilitar o ensino e a aprendizagem”, ressaltou.

O uso das “Ferramentas Tecnológicas de Ensino e Avaliação - Questionário Digital –Intelligere” foi tema de uma oficina ministrada pela coordenadora do curso de Bioinformática, professora Fabiana Alves. O objetivo foi falar sobre as ferramentas que o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) proporciona para os docentes facilitando o dia a dia do professor. “A ideia é mostrar os métodos que o SIGA tem e que, muitas vezes, os educadores desconhecem. A ferramenta auxilia a fazer tarefa e avaliação, fazendo com que a pontuação se lance automaticamente no sistema. Nesse sentido, a oficina visa mostrar aos professores o que a casa já tem e como utilizar, além de incrementar a parte de informática na área docente”, finalizou.