Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix realiza palestras sobre Apoio Psicopedagógico e Internacionalização

por Isabela Carvalho publicado 18/02/2019 15h43, última modificação 18/02/2019 15h43
Psicologa da Instituição, Débora Menezes

O terceiro dia de encontro da Semana de Capacitação Docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix contou com palestras que refletiram os temas Apoio Psicopedagógico e Internacionalização. O evento, realizado no dia 13 de fevereiro, recebeu a psicóloga da Instituição, Débora Menezes, para falar sobre o setor de apoio, e o Coordenador de Relações Internacionais, José Aparecido Oliveira, para apresentar as ações de Internacionalização realizadas pelo Izabela Hendrix.

Apoio Psicopedagógico e Inclusão

Com o tema “Apoio Psicopedagógico, Inclusão e Acessibilidade” a psicóloga do Izabela Hendrix, Débora Menezes, apresentou as ações para promover a saúde física e mental dos acadêmicos. “Esse momento é importante porque apresentamos o apoio psicopedagógico aos docentes e falamos um pouco sobre a rotina do serviço de acolhimento com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais. Além de oferecer orientações para os professores no sentido de acolher esses estudantes com algum obstáculo de aprendizagem ou questão emocional”, explicou.

A palestrante também falou sobre como a Semana de Capacitação é importante, pois é um espaço de troca de informações que preparam o docente para o novo semestre acadêmico. “É uma oportunidade que temos para conversar com os professores, porque quando estamos em calendário acadêmico quase não temos tempo para orientação e, por isso, buscamos fazer desse espaço, um momento de troca informação acadêmica relevante. A palestra também tem o objetivo de ser um momento de reciclagem e compartilhamento de saber, queremos dar visibilidade aos diferentes serviços e aportes técnico-científicos que os educadores podem procurar”, finalizou.

Internacionalização e Pós-Graduação

Na palestra “Indicadores dos resultados da Internacionalização, Iniciação Científica e Pós-Graduação do CEUNIH: estratégias futuras” o Coordenador de Relações Internacionais, professor José Aparecido Oliveira, apresentou os resultados do último ano e metas para 2019.

Para o professor, mostrar os indicadores de internacionalização para os docentes é importante para que tenham conhecimento do trabalho queCoordenador de Relações Internacionais, professor José Aparecido Oliveira o Izabela Hendrix vem realizando com os acadêmicos. “A ideia é apresentar na palestra um pouco dos indicadores da internacionalização, além de falarmos sobre o histórico de ações do último ano. Tivemos visitas de professores estrangeiros, missão de estudos para o exterior, intercâmbio de estudantes e temos projetos para 2019. Esses resultados demonstram o quanto a internacionalização está avançando na Instituição. Além disso, em 2019, temos a oferta de dez cursos de pós-graduação, com início no mês de março”, falou.

José Aparecido falou ainda sobre a importância do evento para promover a atualização dos professores para novas metodologias.  “A Semana de Capacitação é um espaço para falar sobre práticas docentes que alinham o nosso conteúdo e, principalmente, abordar questões que são ligadas as metodologias de ensino, aos desafios, às possibilidades de inovação e oportunidades de internacionalização”, finalizou.