Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix realiza Seminários de Atualidades e Formação Geral

Izabela Hendrix realiza Seminários de Atualidades e Formação Geral

por Isabela Carvalho publicado 20/08/2019 19h57, última modificação 04/09/2019 16h07
Izabela Hendrix realiza Seminários de Atualidades e Formação Geral
Foto: Reprodução/Freepik

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promove durante todo o semestre os “Seminários de Atualidades e Formação Geral”, no teatro do campus Praça da Liberdade.

O professor José Aparecido de Oliveira, falou sobre o objetivo dos seminários. “‘Seminários de Atualidades e Formação Geral’ é uma disciplina nova que começa no Izabela Hendrix para quatro cursos. O objetivo dessa disciplina é oferecer aos alunos um panorama geral sobre o que está acontecendo no mundo com ênfase no meio ambiente, cidadania, segurança, alimentação, globalização, direitos humanos e multiculturalismo. A ideia é abranger os temas que são sugeridos pelo Ministério da Educação (MEC) e cobrados na avaliação de desempenho de curso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), principalmente os itens de caráter de formação geral”, explicou.

O professor acrescentou a importância da disciplina para os estudantes. “A disciplina é muito relevante para os alunos se atualizarem sobre o que está acontecendo no mundo e para aqueles que pretendem prestar algum concurso, pois questões de atualidades e formação geral sempre estão presentes nas provas. É importante a participação dos estudantes para entender o que está acontecendo com o mundo em diferentes aspectos por meio da visão acadêmica”, comentou.

Sobre como a disciplina será ministrada, o professor disse que acontecerão seis encontros presenciais no teatro do Izabela Hendrix em datas que serão enviadas previamente por e-mail aos estudantes. “A disciplina terá seis módulos de formação, sendo cada um com duas aulas ministradas por quatro professores que oferecerão aos alunos conteúdos de formação geral. A coordenação de cada curso mobilizará os alunos matriculados na disciplina e, como os encontros acontecerão no teatro, há a possibilidade da participação de outras turmas, dado o interesse e as especificidades dos assuntos que serão abordados”, disse.

O professor ainda falou sobre a expectativa para os encontros. “A ideia é que este seja um espaço de grande reflexão e de discussão sobre temas que repercutem na sociedade e que demandam da Instituição, do corpo docente e dos alunos um posicionamento crítico que será importante para a formação acadêmica dos estudantes”, finalizou.

A presença dos alunos nos seminários vale horas complementares e não é necessária a inscrição para aqueles que estejam matriculados na disciplina. Para os alunos de outros cursos que tenham interesse em participar dos encontros será disponibilizado a inscrição previamente.

Confira a programação completa:

MÓDULO I –CIDADANIA E TRABALHO NA ECONOMIA GLOBALIZADA

Prof. Aparecido
Ética, democracia e cidadania;
Processos de globalização e política internacional;
02/09 - 1º Encontro presencial

Prof. Luciano
Estado, sociedade e trabalho;
Ciência, tecnologia e inovação;
18/09 - 2º Encontro presencial

Prof. Neylson
Cidades, habitação e qualidade de vida;
Cultura, arte e comunicação;
30/09 - 3º Encontro presencial

MÓDULO II – MEIO AMBIENTE E SOCIODIVERSIDADE

Profa.  Crislaine Rangel
Segurança alimentar e nutricional;
Meio ambiente, sustentabilidade e intervenção humana;
07/10 - 4º Encontro presencial

Profa. Juliana Marcondes
Educação e desenvolvimento humano e social;
Sociodiversidade e multiculturalismo;
31/10 - 5º Encontro presencial

Prof.  Rodrigo Gontijo Cunha
Promoção da saúde e prevenção de doenças;
Acessibilidade e inclusão social.
07/11 - 6º Encontro presencial

30/11 – Avaliação Presencial – 4.0 pontos