Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix realiza VI Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e IXSemana de Responsabilidade Social e Extensão

Izabela Hendrix realiza VI Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e IXSemana de Responsabilidade Social e Extensão

por Admin publicado 22/09/2021 16h16, última modificação 24/09/2021 16h49
Evento virtual apresenta banca de trabalhos e palestras que discutem temas da atualidade
Izabela Hendrix realiza VI Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e IXSemana de Responsabilidade Social e Extensão

O VI Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e IX Semana de Responsabilidade Social e Extensão iniciaram o ciclo de palestras na noite de ontem (21) junto com a abertura do evento. O evento virtual acontece a partir das 15h30, com a apresentação das bancas de trabalhos, e a partir das 19h com as palestras.

Na abertura o reitor do Izabela Hendrix, o professor Luciano Sathler se alegrou com a volta, aos poucos, do ensino presencial e dos alunos à Instituição. Outro ponto levantado foi a questão dos cortes de orçamento para as pesquisas nas Universidades destacando a importância da realização do Congresso. “Estarmos em um Congresso Científico é talvez estar na contramão de tudo que o mundo nos empurra. E, estar na contramão, quando estamos a favor da ciência e da educação é sempre uma boa direção para se estar”, afirmou o reitor.

Já o reverendo Antônio Augusto usou uma metáfora bíblica da escassez do deserto para lembrar os tempos sombrios em que estamos vivendo, mas que os alunos são vozes no deserto. Elogiou as bancas de trabalho “cheias de criatividade, de visão e impactam o presente e o futuro. E finalizou, “quem ama educa, e os educadores têm amor na veia”.

Palestras

O primeiro dia de palestras iniciou com “Método Wolbachia e o controle das arboviroses diante da Pandemia de Covid-19” apresentados por Ana Carolina Rabelo, Wesley Oliveira e Gabriel Sylvestre da  World Mosquito Program/FioCruz e Karla Christiane Teixeira da Silva da Prefeitura de Belo Horizonte. A palestra foi mediada pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a professora Danielle Marciano.

E, também, aconteceu a palestra “Projetos de arquitetura e interiores em um mundo globalizado” apresentado pelo professor Paulo R. Luso do Izabela Hendrix e foi mediada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Josana Mattedi.

Banca de apresentação de trabalho

Durante o VI Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica IX Semana de Responsabilidade Social e Extensão acontecem as bancas de apresentação de trabalho, a partir das 15h30, até o dia 23/09 (quinta). As apresentações iniciaram no dia 20 (segunda) com a Banca Alpha trazendo trabalhos dos cursos de Arquitetura e Engenharia.

Os trabalhos apresentados foram: A subjetividade dos vazios urbanos: manifestações no hipercentro de Belo Horizonte produzidos Karina Machado de Castro Simão e Mateus Bifano Silva; Possibilidades de Reconversão de Edificações Vazias em Moradia a partir da Abordagem Open Building produzidos por Carolina Albuquerque de Moraes, Rodrigo Rocha de Freitas, Maria Fernanda Gomes Couto Leandro Gregório Alves, Jéssica Pereira Camêlo Viganó e Israel Filipe Correia Póvoa; Avaliação dos Efeitos das Microrredes e Rede Elétrica Inteligente no Sistema Elétrico produzido por Ana Carolina Brandão Gontijo.

Os espaços vazios no hipercentro de Belo Horizonte foram analisados propondo a utilização desses espaços, porém analisando que cada espaço releva uma utilidade e um valor para cada pessoa que o utiliza. O déficit habitacional também foi um tema abordado relacionado a um problema de política pública, endividamento de famílias e a especulação financeira nas cidades o que cria a vacância imobiliária. Assim, propõe-se a abordagem open building uma metodologia ou teoria que oferece uma melhor construção dos edifícios que conta inclusive com a participação dos moradores nesse processo.

A crise hidrelétrica também foi um dos temas abordados. A dependência do Brasil de apenas uma fonte de energia elétrica é um problema, além de ser obsoleto, então é importante a diversificação. Investir em rede elétrica inteligente e microredes são soluções que podem melhor a distribuição de energia no país.

Banca Beta

Já a tarde do dia (21), aconteceu a banca Beta que trouxe temas do Direito.  Os trabalhos apresentados foram: A (im)possibilidade de dispensa por justa causa por manifestações discriminatórias do empregado fora do ambiente de trabalho produzido por Kaique Souza Pedaes e Victor Hugo de Almeida; Contratos de Locação: Análise das decisões do TJMG nos casos de desequilíbrio contratual em locações no cenário pandêmico da COVID-19  por Bruna Barbosa Marques; Análise do Devido Processo Legal no Processo de Impeachment produzido por Ana Catharina Lopes Daldegan, Ana Luiza Ferreira e Patrícia Henriques Ribeiro ; Os desafios da revisão contratual no direito civil advindos da pandemia da COVID-19 produzido por Silvia Liberato Borges e Carine Silva Diniz.

A pandemia foi pano de fundo de dois trabalhos que trataram da questão dos contratos de locação durante esse período. Um analisou o papel do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) nas decisões de contratos privados e nas renegociações deles. Já o outro buscou mais um olhar social sobre a questão dos contratos, e principalmente as questões dos despejos, que ampliaram consideravelmente nesse período atingindo mais a população de baixa renda.

O trabalho que tratava da demissão por manifestações discriminatórias à luz da CLT, usou como base o caso do jogador Danilo Avelar que durante uma partida de um jogo online fez um comentário racista e por isso, foi demitido por justa causa do Corinthians. A partir do artigo 482 da CLT, alínea K pode-se afirmar que quando o empregado causa lesão direta ou indireta ao empregador, justifica a demissão.

O processo de impeachment realizados no Brasil em 1992 e 2016, dos então presidentes da República, Fernando Collor e Dilma Rousseff foi tema de um dos trabalhos apresentados. Ele analisou o impeachment e sua aplicabilidade nos dois casos, se respeitaram os princípios e garantias da Constituição e apontar quando não formam seguidos. O trabalho também apresentou os avanços do processo e o modo de condução dos dois casos.

O evento segue com as apresentações de bancas de trabalhos na parte da tarde e, à noite com as palestras. A programação completa pode ser acessada aqui.

 

 

registrado em: