Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela Hendrix recebe doações de brinquedos e material escolar para projeto com crianças hospitalizadas

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 11/05/2014 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

O Instituto Metodista Izabela Hendrix recebe, até o dia 20 de novembro, doações de brinquedos, jogos, material escolar, ou qualquer outro objeto de diversão em qualquer estado, desde que ainda possam ser utilizados. Os materiais arrecadados serão utilizados nas brinquedotecas do Projeto Humanizabela, localizadas em unidades de saúde do SUS.

As doações devem ser entregues na sala dos professores do campus Praça da Liberdade (Rua da Bahia, 2020, Lourdes).

Conheça o Projeto Humanizabela

O projeto Humanizabela tem quatro anos de atuação no município de Contagem, e representa uma proposta inovadora dentro dos princípios do SUS e da Política de Humanização em Saúde. Atualmente conta com 17 alunos (estagiários) que exercem diferentes funções dentro de cinco unidades: Hospital Municipal de Contagem e Maternidade de Contagem, Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinto Vieira, Unidade de Atendimento Imediato Ressaca e Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz.

Segundo o professor Rodrigo Gontijo Cunha, docente em tempo integral do Instituto Metodista Izabela Hendrix e coordenador do Projeto Humanizabela, os profissionais envolvidos neste trabalho buscavam a promoção da qualidade de vida nas unidades, proporcionando às crianças um local para brincar e conhecer outras crianças que estão hospitalizadas. "A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional. Na brinquedoteca, a dor e o sofrimento podem ser aliviados através de atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal", ressalta o professor do Izabela. "Como o paciente foi afastado de suas atividades escolares, seu aprendizado pode ser prejudicado. Na brinquedoteca é possível estimular o desenvolvimento cognitivo", complementa.

Principais objetivos da brinquedoteca:

- Proporcionar às crianças brincadeiras e jogos em grupo para socialização das mesmas;

- Identificar os efeitos das atividades para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos (motor, cognitivo e psicossocial);

- Valorizar o ato de brincar compartilhando momentos de alegria;

- Desenvolver a linguagem corporal e oral;

- Ampliar o convívio social;

- Promover a continuidade do desenvolvimento global;

- Preservar a saúde emocional;

- Proporcionar um ambiente agradável para os familiares e acompanhantes, objetivando interação com a criança.

As atividades nas brinquedotecas são realizadas pelos alunos do Projeto Humanizabela, e serão expandidas para mais duas unidades. O projeto já acontece na Pediatria do Hospital Municipal de Contagem.