Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Izabela inicia ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal com minicurso para microempreendedores

por Raissa Melo Ferreira publicado 13/12/2017 12h03, última modificação 13/12/2017 12h08
Atendimentos ao público começarão em 2018

Com o objetivo de auxiliar a comunidade local e proporcionar aos estudantes experiência prática, ainda dentro do espaço acadêmico, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix fechou parceria com a Receita Federal e criou um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que iniciará atendimentos ao público em 2018.

Os alunos de Ciências Contábeis realizarão estágio curricular supervisionado no NAF e a atuação poderá ser estendida aos alunos de Administração. No primeiro semestre de 2018, os estudantes participarão como extensionistas, bolsistas ou voluntários, e a partir do segundo semestre acontecerá o estágio curricular.

Silas Fernandes Rocha, coordenador das duas graduações, comenta a importância da implementação do NAF no Izabela: “O NAF promove uma maior interação entre a RFB, as IES, alunos e sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania”.

Os serviços serão gratuitos aos contribuintes hipossuficientes e começarão assim que os alunos estiverem preparados para os atendimentos. Alguns dos serviços são: inscrição e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na RFB; consulta à situação fiscal, entre outros. “Buscamos democratizar o conhecimento acadêmico e a participação efetiva da sociedade na vida da universidade e incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais cidadãos”, completa o docente.

Minicurso “O microempreendedor individual: inclusão produtiva e cidadã”

Apesar de os atendimentos começarem apenas no ano que vem, o NAF já realizou sua primeira ação neste mês. O minicurso “O microempreendedor individual: inclusão produtiva e cidadã” que aconteceu no dia 11 de dezembro, reuniu alunos, professores e empreendedores.

O minicurso discutiu “todo o processo de constituição do MEI, tributação e orientações aos futuros empreendedores que desejam iniciar um negócio. Além disso, foram apresentados o papel da inclusão produtiva e cidadã de quem inicia sua empresa pelo MEI”, explica o professor Silas. O curso gratuito foi ministrado por Luis Henrique Monteiro Nunes, bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e analista tributário da Receita Federal do Brasil.

Confira fotos do evento abaixo:

Minicurso “O microempreendedor individual: inclusão produtiva e cidadã”