Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mensagem da Casa de Cuidados do Izabela Hendrix | Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Mensagem da Casa de Cuidados do Izabela Hendrix | Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 08/04/2015 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Cuidados para se evitar a Hepatite C

Muita gente não sabe, mas a Hepatite C é uma doença que pode ocasionar a morte. Várias pessoas sequer sabem que têm a doença, já que ela pode permanecer assintomática por muitos anos.  Ao final de 20, 30 anos, o indivíduo pode acabar evoluindo para uma cirrose e depois até para um câncer de fígado.

A Hepatite C é transmitida pelo contato com o sangue contaminado. Pode ser na manicure, pelo alicate de unha, ou na hora de colocar um piercing, se os instrumentos não estiverem esterilizados. Até na realização de tatuagem ou nos consultórios odontológicos é possível contrair a doença.

Para quem tem o vírus, existe tratamento com alta probabilidade de cura. Entretanto, no Brasil, a taxa de diagnósticos ainda é baixa. No dia 28 de julho, foi comemorado o Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais. Assim, a Casa de Cuidados vem conscientizar a todos da importância de se adotar condutas essenciais, como ter o próprio alicate ao se fazer as unhas, o não compartilhamento de seringas, o uso de Equipamento de Proteção Individual pelos profissionais de saúde, dentre outros.


Em muitas Unidades Básicas de Saúde, o teste está sendo oferecido a pessoas maiores de 40 anos. Basta uma gota de sangue.

 

                        Fique ligado e se cuide!!!