Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mensagem do Izabela Hendrix referente ao Dia do Meio Ambiente

Mensagem do Izabela Hendrix referente ao Dia do Meio Ambiente

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 06/03/2015 06h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Planeta Terra – A Casa (Oikós) de todos nós

"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do
 Édenpara cuidar dele e cultivá-lo
" (Genesis 2. 15)

O mundo em que vivemos, ou seja, o planeta Terra geme dores de parto por estar sofrendo atitudes humanas devastadoras e invasivas. O Deus Criador, na sua infinita bondade, arquitetou um espaço de convivência saudável, com todos os seres vivos, para que o ser humano desfrutasse e, sobretudo, cuidasse, com respeito e carinho. Entretanto, por causa de uma ação capitalista arrasadora, a nossa casa, o meio ambiente que nos envolve, levanta gritos de colapso e dores angustiantes com a destruição gradativa da natureza.

Ao olharmos o mundo bíblico, enxergamos a grande relevância que os montes e outeiros (parte da natureza) significam para a humanidade. O profeta Miquéias, (Mq 6.2) em sua fala profética, denuncia o pecado comunitário e social, e aponta a natureza como testemunha da tragédia humana de seu afastamento do Criador.

Todas as vezes que houver uma ação invasiva no meio ambiente, estará havendo um insulto aos céus. Os céus, a terra, as nascentes, rios, mares, enfim, flora e fauna entre outros seres viventes, molharão a terra, já sofrida pelas pisaduras de gente inescrupulosa, com lágrimas da justiça de Deus que tudo fez tudo vê e tudo conhece (Gênesis 1.1-25). E o ser humano, expressão maior da criação divina (Salmo 8.3-9), sofrerá os danos irreparáveis ao longo da vida.

Portanto, se quisermos uma casa (oikós) mais saudável para nós e nossas futuras gerações, que cuidemos do que Deus nos concedeu gratuitamente – a natureza – "a maior e melhor casa a céu aberto", para a convivência interativa e harmoniosa de todos os seres viventes. Que seja assim! Amém.

Instituto Metodista Izabela Hendrix

Pastoral Escolar e Universitária