Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Missão no Vale do Jequitinhonha

Missão no Vale do Jequitinhonha

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 07/09/2015 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Projeto Passa à Macedônia, realizado anualmente pela Igreja Metodista em parceria com o Izabela Hendrix, acontecerá na cidade de Almenara.

Em parceria com a Igreja Metodista, o Centro Universitário Izabela Hendrix participa, anualmente, do Projeto de Extensão Universitária Passa à Macedônia. A ação visa atender às necessidades educacionais, sociais, evangelísticas, espirituais e familiares de comunidades carentes. Neste ano, a cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais), será atendida entre os dias 18 e 25 de julho.

De acordo com o coordenador da extensão universitária do Izabela Hendrix, Renato Fontes, o objetivo do projeto é contribuir com a sociedade, a partir do conhecimento acumulado na universidade, e possibilitar uma formação crítica dos estudantes por meio de experiências práticas. "Temos turmas na área da saúde, arquitetura, engenharias e núcleo de gestão social. Esses jovens atuarão de maneira interdisciplinar junto à Igreja, auxiliando na obtenção de uma sociedade mais justa e menos desigual", ressalta.

Os estudantes que participarão do Passa à Macedônia foram escolhidos através de um processo seletivo da Instituição, oferecido aos alunos de todos os cursos de graduação. Segundo Danielle Péres Marciano – coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Izabela, e uma das professoras responsáveis pelo projeto – foram selecionados estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Pedagogia e Teologia. "Os coordenadores dos cursos foram acionados para a escolha dos estudantes de acordo com o perfil necessitado. Infelizmente não deu para contemplar todos os discentes, uma vez que foram disponibilizadas apenas dez vagas", esclarece.

Origem do nome do projeto

Muitas pessoas perguntam e procuram saber o porquê do projeto se chamar "Passa à Macedônia". De acordo com a Pastoral Escolar e Universitária do Instituto Metodista Izabela Hendrix, Passa à Macedônia é uma expressão bíblica, descrita no livro de Atos dos Apóstolos (Atos capítulo 16, versículo 9). Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, entendia que a região da Macedônia era carente, e que os moradores precisavam de ofertas e donativos. Então, ele pediu aos companheiros para ajudar no atendimento às famílias da região. "O projeto Passa à Macedônia reúne tudo a favor do ser humano. Esse trabalho é um desafio que a Igreja proporciona para promover o bem comum e o amor ao próximo", explica a pastora Sônia Rosa Faria, uma das representantes da Pastoral Escolar e Universitária do Izabela Hendrix.