Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Movimento Xadrezão realiza 2ª edição de evento sobre valorização da vida

Movimento Xadrezão realiza 2ª edição de evento sobre valorização da vida

Entre os dias 27 e 31 de maio, o Movimento Universitário Xadrezão Sem Tampa promoveu a 2ª edição do evento “A geração 13 Reasons Why”, com palestras e debates sobre a ansiedade e depressão. O evento contou com a presença de pastores, psicanalistas, psiquiatras e psicólogos.

O reverendo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, Pastor Antônio Augusto, falou sobre a realização e objetivo do evento. “O evento é uma oportunidade para que os estudantes saibam que a escola confessional não despreza esses transtornos, pelo contrário, trata com relevância e importância. Neste encontro os palestrantes estão trazendo uma reflexão, um testemunho ou uma palavra a respeito dessa temática que no meio da juventude hoje está crescendo assustadoramente. A grande motivação é oferecer oportunidades, a terapia, a amizade, o afeto, o abraço, a fé, a oração e a vida com Deus, é um caminho e é uma forma de trabalhar uma superação dessas crises”, explicou.

Vivien Leyne, aluna 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária e líder do movimento Xadrezão falou sobre a importância de se discutir o tema na academia. “É interessante falar sobre ansiedade e depressão e suicídio por que são chamadas doenças do século. Estudantes, professores e funcionários se identificam com o tema e acredito que o tema deve ser estudado e debatido para que possamos quebrar paradigmas e tabus. Creio que existe uma cura e nossa ideia é mostrar que ainda temos um sentido na vida que é Jesus Cristo”, pontou.

Um dos convidados do evento, o Pastor e Psicanalista, José Pontes Sobrinho, falou sobre a importância do tratamento para os transtornos. “A conscientização é uma forma de gerar no jovem o desejo de buscar tratamento, porque a doença gera diversos gatilhos que não podem ser ignorados. O fato de o Izabela ser um Instituto Metodista ajuda muito, pois o objetivo não é só a formação cognitiva de conhecimento intelectual, mas também de uma inteligência espiritual e emocional, que gera saúde na vida do aluno”, explicou.

A aluna do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo e participante do grupo xadrezão Thaynara Keila, falou sobre o grupo e comentou sobre a importância do evento para os estudantes. “Desde a primeira edição, o grupo Xadrezão entendeu que a ansiedade é um problema que deve ser abordado, principalmente, dentro da faculdade. A ideia do evento é falar para as pessoas que se identificam com o problema que elas devem procurar apoio e que não estão sozinhas”, completou.

Xadrezão Sem Tampa

Os encontros do grupo são realizados todas as segundas, quartas e quintas-feiras, de 20h20 a 20h40 ou de 20h40 a 21h. Além das reuniões tradicionais, o movimento promove o incentivo a segunda língua por meio de um encontro opcional, que é o Xadrezão Just in English. Realizado toda quinta-feira, no Just in English os estudantes aperfeiçoam o inglês em um encontro que dura cerca de 30 minutos.