Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Movimento Xadrezão realiza 2ª edição de evento sobre valorização da vida

Movimento Xadrezão realiza 2ª edição de evento sobre valorização da vida

Movimento Xadrezão realiza 2ª edição de evento sobre valorização da vida

Entre os dias 27 e 31 de maio, o Movimento Universitário Xadrezão Sem Tampa promoveu a 2ª edição do evento “A geração 13 Reasons Why”, com palestras e debates sobre a ansiedade e depressão. O evento contou com a presença de pastores, psicanalistas, psiquiatras e psicólogos.

O reverendo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, Pastor Antônio Augusto, falou sobre a realização e objetivo do evento. “O evento é uma oportunidade para que os estudantes saibam que a escola confessional não despreza esses transtornos, pelo contrário, trata com relevância e importância. Neste encontro os palestrantes estão trazendo uma reflexão, um testemunho ou uma palavra a respeito dessa temática que no meio da juventude hoje está crescendo assustadoramente. A grande motivação é oferecer oportunidades, a terapia, a amizade, o afeto, o abraço, a fé, a oração e a vida com Deus, é um caminho e é uma forma de trabalhar uma superação dessas crises”, explicou.

Vivien Leyne, aluna 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária e líder do movimento Xadrezão falou sobre a importância de se discutir o tema na academia. “É interessante falar sobre ansiedade e depressão e suicídio por que são chamadas doenças do século. Estudantes, professores e funcionários se identificam com o tema e acredito que o tema deve ser estudado e debatido para que possamos quebrar paradigmas e tabus. Creio que existe uma cura e nossa ideia é mostrar que ainda temos um sentido na vida que é Jesus Cristo”, pontou.

Um dos convidados do evento, o Pastor e Psicanalista, José Pontes Sobrinho, falou sobre a importância do tratamento para os transtornos. “A conscientização é uma forma de gerar no jovem o desejo de buscar tratamento, porque a doença gera diversos gatilhos que não podem ser ignorados. O fato de o Izabela ser um Instituto Metodista ajuda muito, pois o objetivo não é só a formação cognitiva de conhecimento intelectual, mas também de uma inteligência espiritual e emocional, que gera saúde na vida do aluno”, explicou.

A aluna do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo e participante do grupo xadrezão Thaynara Keila, falou sobre o grupo e comentou sobre a importância do evento para os estudantes. “Desde a primeira edição, o grupo Xadrezão entendeu que a ansiedade é um problema que deve ser abordado, principalmente, dentro da faculdade. A ideia do evento é falar para as pessoas que se identificam com o problema que elas devem procurar apoio e que não estão sozinhas”, completou.

Xadrezão Sem Tampa

Os encontros do grupo são realizados todas as segundas, quartas e quintas-feiras, de 20h20 a 20h40 ou de 20h40 a 21h. Além das reuniões tradicionais, o movimento promove o incentivo a segunda língua por meio de um encontro opcional, que é o Xadrezão Just in English. Realizado toda quinta-feira, no Just in English os estudantes aperfeiçoam o inglês em um encontro que dura cerca de 30 minutos.